Faltou Pão

Essas poucas linhas que escrevi, são por conta da polemica levantada sobre a questão da bolsa salário para a família de presos ou como alguns já apelidaram “Bolsa-Bandido”. Quero esclarecer que estou escrevendo sobre uma ótica humanitária e não tenho conhecimento jurídico sobre o assunto, se o faço com certo sarcasmo é porque tenho conhecimento das virtudes e defeitos do ser humano por serem dois velhos conhecidos meus e o preconceito para mim tem que ser tratado com desdém e não alimentado para servir de pasto para os que se alimentam dele.

Um amigo oficial da PM que comandava um presídio em que houve uma rebelião onde algumas personalidades publicas foram feitas refém, em um momento de desabafo disse-me, “É uma pena que num desses casos, nós perdemos a oportunidade de mandar vários desses bandidos para o quinto dos infernos”. Eu retruquei dizendo que, assim muitos dos que estavam lá apenas por terem roubado uma galinha para saciar a fome dos filhos poderiam morrer, ele então respondeu, “Sim nós da corporação sabemos disso e sabemos também que 90% da população carcerária não merecem estar presa, só estão por não saberem seus direitos e não poderem pagar um advogado”.

Polemica a parte, como já diziam os mais velhos o buraco é mais embaixo, algumas coisas nesse país realmente revoltam, vamos então alem de punir o agressor, punir também a sua prole, afinal eles são culpados de terem nascidos de um ser hediondo que tanto mal fez a sociedade, porque eles não cumprem pena junto com os pais? Isso livraria a sociedade de vê-los crescendo como um cidadão de bem, vamos então marginalizar aquele cujo único crime foi ser filho de um criminoso. Esqueceremos assim no calabouço esses seres indesejados que não queremos entre nós, pois afinal, filho de peixe é peixinho, depois disso sossegaremos vendo nosso maior pesadelo trancafiado longe de nossas vistas. Vendo a situação por um lado emocional, geralmente algumas coisas nesse país são feitas para enevoar ou turvar as idéias de pessoas comuns, enquanto isso se vai votando nos piores crápulas que a sociedade possa criar, aqueles cujas atitudes cerceiam o progresso de todos aqueles que por meio de uma vida digna procuram criar seus filhos da melhor maneira possível sem cometer nenhum crime, mas por isso são punidos por uma política governamental que não permite aos seus filhos uma educação de qualidade e produz criminosos aos milhares por não permitir ao cidadão outra coisa senão revolta por ver bandidos de terno e gravata a toda hora posando de gente de bem para alguma emissora de TV. Vamos então punir filhos de marginais, já que não conseguimos punir os políticos corruptos, assim podemos dormir tranqüilos com o nosso dever cívico cumprido a esperando da próxima eleição para votar naquela raposa que tão bem cuida do nosso galinheiro ou então vamos direcionar melhor nossas revoltas e frustrações, fazendo uma boa escolha nessa eleição, não votando em candidatos produzidos pela mídia televisiva.

Lembrem-se, julgar não é apenas tirar conclusões é saber colocar-se também no lugar do réu e procurar entender o que o motivou!!!