Redescobrindo o valor das Interações sociais

Relacionamentos são geralmente complicados. Toma tempo, paciência, cuidado, e por que não paciência. Dizem que o melhor a fazer é se doar por inteiro, dedicar-se ao outro sem esperar muita coisa em troca. Mais pergunto: Se assim fosse verdade onde estaria a felicidade e amor em tudo? Penso que a maneira correta de se relacionar depende da capacidade e ambição que cada um tem de interagir com outro. Somos um complexo de carências e medos, cheios de razões e inseguranças.... Impomos e não dispomos! Dizemos que é preciso ser compassivo o tempo todo, falamos sobre gratuidade, mais na verdade o que esperamos mesmo é sermos felizes fazendo o outro feliz e vice-versa.

A interação parte da idéia de que, o outro espera de mim da mesma forma que eu espero dele. E quando isso não acontece? E quando o relacionamento caminha para uma individualidade? Acredito que isso seja o motivo de muito desconforto para diversas relações (amizade, namoro, casamento, etc). O ser humano em sua defesa se coloca sempre em posição de ataque, não queremos abrir mão do nosso conforto para agradar o outro. Esperamos ser sempre recompensados mais nunca ativos na idéia de fazer pelo próximo aquilo que este se dispõe a fazer por mim.

Pode parecer um tanto ambíguo dizer isso, mais as relações sociais estão se tornando cada vez mais individuais. A humanidade esta caminhando para uma solidão generalizada. Amizades por bases de interesses, amores sem destinos, casamentos sem fundamentos. O fato é que se não percebermos onde estamos dando passos, se continuarmos abrindo mão dos valores que rege nossa sociedade e relações, vamos acabar sendo seres de pedra... Apenas mais um na multidão, e o outro... Quem liga!

Então, vai ser assim?

Marcos Vinícius de Oliveira Soares
Enviado por Marcos Vinícius de Oliveira Soares em 09/02/2012
Código do texto: T3489308
Classificação de conteúdo: seguro