Cosmovisão - Paradígmas I

Cosmovisão - Paradígmas I

Todos somos influenciados, desde que nascemos,

para ver o mundo de uma determinada forma. Nós

aprendemos, somos condicionados, desde que saímos da maternidade e, às vezes antes disso, a uma descrição do

mundo oficial, provido de consenso social. Uma

interpretação em larga escala do que é a realidade. A isso podemos chamar de cosmovisão. É uma visão que aprendemos. Porém, a cosmovisão, além de ser uma percepção do mundo, representa também, isso é fundamental, uma atitude frente ao mundo. Toda cosmovisão pressupõe uma predisposição à ação. De acordo com a cosmovisão nos orientamos na realidade. Seria uma grande estrutura significativa. E a cosmovisão está alicerçada no que, especialmente, Thomas Khun escreveu sobre as evoluções científicas e denominou de paradígmas. Thomas Khan no grande livro: As estruturas das evoluções científicas ( Um historiador das ciências, também físico ) constatou na sua pesquisa que, quando acontece uma revolução científica, acontece em função de uma mudança de paradígma.

Paradígma é mais do que um sistema de pensamentos, e mais do que uma teoria. Paradigma é uma estrutura que gera pensamentos, gera explicações, gera teorias. O paradigma é uma forma de aprender a aprender e o que influencia toda história futura de aprendizado da pessoa. Thomas Khan constatou que quando o paradigma vigente, que representaria a base da cosmovisão vigente, quando ela apresenta uma falha, uma lacuna , uma anomalia, aparece, então, uma crise. Porque o paradigma deixa de ter uma visão satisfatória na explicação dos fatos.

Zion Freire

Zion Freire
Enviado por Zion Freire em 17/01/2007
Código do texto: T350412