Diversidade nas funções do jornalismo

Quando a palavra jornalista é dita, cada pessoa pensa de determinada maneira; ou pensa em um rosto famoso da televisão, ou pensa em alguém que escreve matérias para um jornal impresso ou revista, podendo também pensar em uma pessoa que informa notícias em uma emissora de rádio. Mas o que é o jornalismo e quais suas funções na sociedade contemporânea?

O jornalismo se define por ocupações múltiplas, pela prática de coletar, escrever, editar e publicar informações para fazer uma matéria, tendo muitas vezes que adaptar, incluir ou excluir determinados dados que não são de grande serventia para a produção final.

O jornalista possui diversas funções, mas seu dever primordial é transmitir notícias, informações, dados factuais, ou seja, a verdade é essencial no texto. O público alvo deve ser tratado com respeito e informações transmitidas erroneamente podem causar sérios danos. Além disso, o jornalista possui um grande poder de persuasão, e um dos possíveis vieses dessa característica profissional é o de se tornar manipulador e formador de opinião. Ele deve ser imparcial. O conceito final deve ser obtido de acordo com as idéias e pensamentos próprios do leitor. Outra função que é bastante utilizada é a de denunciar fraudes, corrupções, e o questionamento sobre o universo político, uma área que não chama muito a atenção do povo e por isso permanece prejudicada por grandes crimes, mas o combate a corrupção com a ajuda da mídia pode amenizar e resolver alguns desses problemas.

Um fator determinante, não só para os profissionais da área, mas também para todo um povo é a liberdade de expressão e o jornal é um veiculo que possui um grande diferencial, pois transmite em sua maioria as ideologias e opiniões da população e principalmente mostra a cultura, que é a essência de toda sociedade, são seus costumes e tradições unidos a linguagem.

Com o rápido avanço da tecnologia, as notícias são passadas, agora, quase em tempo real. É essencial à profissão do jornalista estar sempre com um determinado equipamento nas mãos para que, se algum fato importante acontecer, ele estar preparado para gravar e posteriormente reportá-lo, por exemplo como aconteceu no ano de 2001 com o ataque à primeira torre do World Trade Center, enquanto o repórter contava que uma das torres tinha desmoronado, a outra também foi atingida, foi necessário ao repórter bastante cautela e precisão nas informações, mesmo não obtendo total conhecimento do que tinha acabado de acontecer.

Para conseguir transmitir o que deseja com exatidão e conseqüentemente atingir todo o público desejado, o jornalista não deve colocar no seu texto ambigüidades, regionalismos e expressões como gírias, que podem prejudicar que a informação seja compreendida de forma completa.

São diversas as funções desse profissional e todas devem ser desempenhadas com bastante atenção, pois uma palavra pode mudar todo o sentido do texto e o jornalismo é a base da comunicação.

Luh Arcuri
Enviado por Luh Arcuri em 26/02/2012
Código do texto: T3522295