Hierarquia - um mal necessário

Sabe, estive pensando... Não quero ter que lidar com pessoas arrogantes. A arrogância é algo que só distrói os relacionamentos.

Trabalhar em grupo significa deixá-la de lado. Saber ouvir, saber ceder, saber aprender com o que sabe mais, saber falar, saber respeitar! Isso tudo é extremamente necessário e não é dificil de se conseguir. Chama-se humildade.

O simples fato de um atraso num trabalho em grupo em que a pessoa não pede desculpas por tal erro, já é uma arrogância e faz com que as outras pessoas da equipe sintam-se prejudicadas, enganadas, mal respeitadas. É preciso pensar sempre no respeito. E talvez a hierarquia bem institucionalizada seja uma das chaves para que o respeito aconteça.

Sempre fui contra os relacionamentos verticais mas vejo que ele é um mal necessário. Numa empresa por exemplo, é preciso saber quem é o lider, quem é o liderado. E ser liderado não significa ser inferior, pelo contrário, o liderado deve sentir-se seguro diante do lider.

Mas o lider é que tem o poder de decisão final. E isso não é desrepeito. Apenas a hierarquia. Talvez a arrogância esteja ligado ao fato de não existir esse relacionamento. A arrogância é uma guerra de ego que não leva a lugar nenhum (a não ser a destruição).

É tão bom trabalhar com alguém que sabe mais, que tem mais experiência, que pode te ensinar... mas as pessoas geralmente acham que isso é diminuição, quando na verdade é oportunidade de aprendizado!!! (falei demais!!! rsrs... isso é apenas uma parte de um longo pensamento que venho tendo ao longo dos ultimos tempos!).

Thaís Falleiros
Enviado por Thaís Falleiros em 28/02/2012
Código do texto: T3525105
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.