MUNDO PERFEITO

Se um gênio da lâmpada me desse um desejo, como seria perfeito o meu mundo!

Nos meus desejos individuais, pediria dinheiro, muito dinheiro. Um milhão. Não, melhor, um bilhão. Não, pensando bem, novecentos e noventa e nove bilhões! Traria colapso para a economia mundial, desvalorizando a moeda do meu dinheiro, inflação, mercadorias com preços absurdos, caos!

Pediria uma casa na praia, aumentando minhas despesas com impostos locais e manutenção.

Pediria um super carro esportivo importado e teria que vendê-lo depois por não ter condições de sustentá-lo.

Faria o melhor dos desejos. Pediria mais 1.000 deles. Faria o coitado do gênio trabalhar eternamente para mim.

Pediria para ser eterno. Seria obrigado a ver minhas paixões nascerem e morrerem, sem nada poder fazer.

Pediria a paz mundial. Perderíamos todo o avanço tecnológico que nasceu em decorrência dos conflitos entre países.

Pediria que não houvesse mais doenças ou violência de qualquer gênero. Além de fazer todos os médicos, policiais, especialistas perderem o emprego, as pessoas morreriam apenas de velhice e teriámos um problema grave de superpolução mundial.

Tanta indecisão, tanto problema.

Pensando bem, não saberia as consequências de um pedido que faria o meu mundo perfeito. E sou um ser humano. Dos mais complicados, inclusive. E sei que me arrependeria do meu pedido, pois lembraria depois que poderia ter pedido uma coisa diferente daquela que pedi, que me ajudaria mais do que esta estaria ajudando.

Já decidi.

Pediria para o gênio escolher outra pessoa.

Deixe meu mundo imperfeito do jeito que está. Vou continuar vivendo a vida do meu jeito. Continuar tentando conquistar minhas coisas na medida das minhas possibilidades. Criando novas possibilidades.

Não vou tentar acabar com os conflitos que acontecem no dia a dia. Já ouvi dizer que a felicidade não é ausência de conflitos, e sim a nossa capacidade de lidar com eles.

Para ter meu mundo perfeito, preciso ser feliz.

Para ser feliz, não preciso ter o melhor de tudo. Preciso, apenas, tornar tudo melhor.