Escolha profissional - O outro contexto

O sonho do Brasileiro, ou melhor, dizendo no contexto que vivo o sonho dos brasilienses hoje em dia é ser um funcionário publico. As pessoas gastam rios de dinheiro com livros, apostilas, cursinhos e passam horas do dia se ''matando'' para alcançar o objetivo de tantos outros milhares... O fato é que isso tem se tornado uma síndrome, por que não dizer uma doença social! Com raras exceções, as universidades estão lotadas de pessoas que claramente são apenas repetidores de informações; em busca de uma melhora de vida passam anos em uma formação superior, para mais tarde abrir mão de sua vocação profissional e garantir um cargo melhor na luta pelo poder público e suas ''vantagens''. A principio posso dizer que não vejo mau algum em querer uma vida melhor, em lutar para isso com base nos estudos e esforço de cada dia. O problema é que estão destruindo e desvalorizando as profissões... No mundo acadêmico faltam pensadores, no contexto social faltam profissionais que atuam com respeito e amor pela sua profissão, pois muitas vezes são pessoas frustradas em suas escolhas. Basta verificar algumas áreas de atuação como o médico que não tem amor pela vida do próximo, voltado a si mesmo e seus ganhos; da mesma forma o advogado que faz serviço ''meia boca'' por não se importa pelo fato ocorrido. Pelo atendente de banco que não consegue larga aquele emprego, mais se diz ''necessário para sobreviver'', então nos atende sem mínimo prazer no que faz, dentre outras profissões que requer ou não atendimento com qualidade e prestação de serviço mais eficaz. Seria hipocrisia eu dizer que não penso em dinheiro... Afinal, vejo como um ''mau necessário'' para vida! Porem, a um limite para alcançar esse objetivo. Os analistas estão com seus consultórios cheios de indivíduos sem identidade, com grana no bolso, carros importados, grandes casarões, porem frustradas. Estas trocaram o sonho pelo dinheiro passageiro... E você, o que quer da vida? Se diz concurseiro? Não é ruim esse objetivo, desde que seja uma escolha de realização de vida profissional. Tome cuidado para que seu desejo não se torne um peso em suas emoções. O bom profissional é aquele que se realiza com que faz, e pela excelência em sua atuação profissional, ganha dinheiro e qualidade de vida como forma de gratidão ao esforço realizado com amor pela profissão escolhida. Sonhos requerem desafios, abrir mão de certas coisas para alcançar outras, e as escolhas corretas nos leva a lugares, destinos que nunca imaginamos... Nunca é tarde para recomeçar, pense nisso!

Marcos Vinícius de Oliveira Soares
Enviado por Marcos Vinícius de Oliveira Soares em 14/03/2012
Reeditado em 14/03/2012
Código do texto: T3554073
Classificação de conteúdo: seguro