Indefinível

Tudo é indefinível, além do que podemos conceber. Não adianta tentar rotular algo ou alguém porque, se analisarmos bem, qualquer qualidade que tentarmos lhe atribuir não é suficiente para compreendê-lo. Podemos dizer que uma pessoa é simplesmente isso ou aquilo? Não. Qualquer ser humano é sempre muito mais do que ele mesmo pode imaginar. E nada pode ser definido em termos simples, porque nada é simples. O mundo é complexo, nós somos complexos e, na maioria das vezes, agimos movidos por forças estranhas que não conhecemos. Tentar definir uma pessoa em termos racionais equivale a reduzi-la a um cálculo matemático ou a um experimento, esquecendo que ela tem sentimentos, preferências, fragilidades e potenciais que, juntos, podem ser imprevisíveis. Quantas vezes nós não nos vemos tentados a fazer algo que sabemos ser errado ou agimos contra o que supomos ser a nossa natureza? Já vi casos de pessoas que se dizia que nunca matariam ninguém e que, em acessos de raiva, cometeram crimes. Eu vi que não podemos dizer: "Ah, eu conheço aquela pessoa. Ela jamais faria isso." De verdade, podemos chegar a fazer coisas que achavámos que nunca fariamos e nos surpreender, perguntando-nos: " Eu fui capaz de fazer isso? " Em horas assim, nós não nos reconhecemos. A vida sempre nos reserva surpresas.