PARADÍGMA VIGENTE (a)

PARADÍGMA VIGENTE (a)

NOSSA COSMOVISÃO MODERNA SURGIU DURANTE O SÉCULO XVII.

UM SÉCULO QUE FOI MUITO FECUNDO E REPRESENTOU A CONSOLIDAÇÃO DE TODO UM NOVO PARADÍGMA, ATUALIZANDO UMA VISÃO QUE JÁ TINHA CADUCADO, QUE ERA A VISÃO DOGMÁTICA, ESCOSLÁSTICA, MEDIEVAL. NO SÉCULO VII PODEMOS DIZER QUE O PRIMEIRO GRANDE, QUE PODE SER CONSIDERADO UM DOS PAIS DO RACIONALISMO CIENTÍFICO, DA COSMOVISÃO MODERNA FOI GALILEU GALILEI, QUE, POR SUA VEZ, FEZ UMA SÍNTESE DE COPÉRNICO E KEPLER QUE O ANTECEDERAM.

GALILEU INTRODUZIU NO SEU SISTEMA DE PENSAMENTO A MATEMÁTICA. FORMULOU UM MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO QUE ATÉ HOJE É ATUAL E DEFLAGROU, DETONOU ESSE PROCESSO QUE IRIA GERAR UMA VISÃO NOVA DO MUNDO. MAS GALILEU NÃO ESTAVA SOZINHO. PODE-SE DIZER QUE OS GRANDES MENTORES DA COSMOVISÃO MODERNA FORAM QUATRO: PRIMEIRO GALILEU, NA ITÁLIA; FRANCIS BACON, O SEGUNDO, NA INGLATERRA. BACON DESCOBRIU A EXPERIÊNCIA, O EMPIRISMO. NA ÉPOCA O DOGMA PREVALECIA. UMA ATITUDE DOGMÁTICA. HAVIA O CÂNONE, OS ESTATUTOS. E A EXPERIÊNCIA ERA SUBALTERNA A ESSES CÂNONES PELOS QUAIS TODOS TINHAM QUE SE PAUTAR, NUMA ESTRUTURA DOGMÁTICA. E, SE ALGUÉM SE DESVIASSE PODERIA MORRER NUMA FOGUEIRA. E, MUITOS MORRERAM, COMO BRUXOS OU BRUXAS. NÃO ERA FÁCIL DISCORDAR DESSA DESCRIÇÃO DO MUNDO ARISTOLÉLICA-TOMISTA. BACON SURGIU CHAMANDO A ATENÇÃO PARA O PRIMADO DA EXPERIÊNCIA, DIZENDO: A EXPERIÊNCIA É FUNDAMENTAL, TEMOS QUE´PARTIR DA EXPERIÊNCIA. A EXPERIÊNCIA NOS TRARÁ A LUZ. E, ENTÃO, SUGERIU A EXPLORAÇÃO DO MUNDO.TAMBÉM FOI O PRECURSOR DE UMA TENDÊNCIA QUE DEPOIS PASSOU A SER O CERNE DO NOVO PENSAMENTO QUE É O DE CONTROLE. PORQUE BACON PRETENDIA, COM SEU SISTEMA, O DOMÍNIO DA NATUREZA. E ENFATIZAVA COM VEEMÊNCIA, COM SUA ERUDIÇÃO MUITO PRÓPRIA, PORQUE ERA TAMBÉM UM GRANDE JURISTA, ENTÃO ELE SE INFLAMAVA QUANDO ESCREVIA E UTILIZAVA TERMOS COMO "TEMOS QUE RETIRAR DA NATUREZA, SOB TORTURA, AS SUAS VERDADES". BACON FOI UM PRECURSOR DESSA TENDÊNCIA QUE PASSOU A SER DOMINANTE QUE É A DE CONTROLAR, DOMINAR E EXPLORAR A NATUREZA.

ZION FREIRE

Zion Freire
Enviado por Zion Freire em 25/01/2007
Código do texto: T358613