Sobre a arte de ser mal humorado - aprimorado

Faz algum tempo escrevi um texto sobre meu mau humor (ou seria mal humor), ortografia à parte, pedi licença a este texto introdutório de meu “amigo” Ballone:

“Em grego, Mal Humor (mau assim, com L e não com U) significa Distimia. O filósofo Sêneca tentou desprezar o termo Distimia por crer que o latim não necessitava importar palavras de outra língua e escreveu um belíssimo trabalho intitulado “A Tranqüilidade da Alma”. Mas, a despeito da belíssima descrição do tipo psicológico depressivo e melancólico, Sêneca não conseguiu expressão latina que completasse a idéia de Distimia.

Na psiquiatria o quadro mais relacionado ao Mau Humor é, de fato, a Distimia. Trata-se de um estado depressivo crônico, normalmente atípico e dissimulado através do mau humor, chatice, birra, implicância, desânimo, irritabilidade, de mal com a vida, etc. Esses estados depressivos crônicos, apesar de universalmente reconhecidos, têm seus sintomas e sua classificação ainda muito confusos e algo discordantes entre as várias tendências.

Há autores que classificam a pessoa mau humorada dentro dos distúrbios de personalidade, outros como se tratassem de neuroses, muitos como Distimia (Transtorno Persistente do Humor) e alguns, ainda, como distúrbios psíquicos meramente funcionais. Tudo isso é uma questão de conceitos."

Isto posto, vamos a mim...

Eu sou muitas vezes acusado de ser mal-humorado ou infeliz ou amargo...

A que eu normalmente respondo: "Bom, agora f*&% e deixe-me viver meu dia".

Veja, ser mal-humorado não é o mesmo que ser 'infeliz', ou 'deprimido'. Realmente não é....

No entanto, na maioria das vezes este é um conceito que as pessoas em geral não conseguem captar.

Vamos deixar algo bem claro, sim eu fico triste, às vezes, assim como todos nós ficamos.

Há coisas na minha vida que me deixam triste, coisas que me fizeram profundamente infeliz.

Que não é o mesmo que ser mal-humorado.

Muitas vezes penso que construí uma imagem caricata de ser mal-humorado, tanto assim que é quase uma forma de arte, quase uma performance.

Também pode ser verdade que eu use a minha perspectiva mal-humorada como um muro contra o resto do mundo, para evitar que algumas pessoas fiquem muito perto de mim.

Também é verdade que eu sou mal-humorado porque eu me importo.

Há um monte de coisas no mundo que me irritam, e eu odeio o fato de que às vezes eu não possa fazer nada, ou muito pouco, para mudá-las.

Eu não sou um homem infeliz. Considerando todas as coisas, eu levava uma vida normal e por isso sou muito agradecido.

Eu tenho um emprego, um teto sobre minha cabeça, grandes amigos e na maior parte da minha vida, até este ano, pelo menos, boa saúde.

Estas coisas são importantes para mim e me fazem feliz, e cheio de esperança para o futuro.

Então, com isso em mente, aqui estão alguns exemplos de coisas que me irritam mais do que conversa de bêbado:

1. Pessoas irritantemente felizes: A vida não é perfeita! Eu não quero ouvir baboseiras de auto-ajuda TODOS os dias!

2. Crianças em idade escolar gritando na minha calçada às 6h da manhã: Só porque vocês vão para uma escola aporrinhar as professoras não lhe dá permissão para atuar como um bando de porra-louca antes que eu tome meu café.

3. Funk

4. Reality Show

5. Idiotas que insistem em telefonar-me às duas da manhã. Você deve saber o quanto eu amo dormir, ou se você não sabe, ficou sabendo agora.

6. Fanatismo religioso, futebolístico ou político, não necessariamente nesta ordem.

7. Vendedores excessivamente solícitos e humildes: Olhe-me nos olhos quando você está me atendendo! Eu não quero sua bajulação eterna, apenas algumas boas maneiras básicas seria um começo.

8. Crueldade contra os animais - incluindo contra os fãs de Funk.

9. Pessoas preguiçosas: Faça alguma coisa, qualquer coisa com suas vidas!

10. Pessoas que adoram mostrar seus álbuns com fotos de suas viagens “paradisíacas”

11. Pessoas que insistem em falar sobre seus filhos - constantemente. Eu entendo o quanto você os ama, mas eu não preciso saber.

14. Arrogância (exceto a minha)

15. Som alto... tenho ganas assassinas e creio que teriam condições atenuantes caso seja preso por matar um playboy e seu som de trocentos mil decibéis.

16. Homofóbicos ou qualquer outro palhaço, racista, fascista ou pontos de vista repugnantes.

17. Pessoas que batem à minha porta no sábado ou domingo de manhã tentando me converter a uma religião qualquer. Sinta-se livre para acreditar no que quiser, basta nunca tentar despejar suas opiniões sobre mim.

18. Pessoas com duas caras: Se você não gosta de mim, não finja que gosta, eu realmente não me importo!

19. Gente que se faz de coitada. Essas são as mais perigosas.

20. Pessoas sujas: Não levem tão a sério a história de que a água do planeta está acabando.

O ponto é este, porém, se você me conhece, não confunda a minha fachada de mal-humorado como infelicidade - não é. Tenho tendência de esquecer de manter esses pensamentos para mim mesmo, onde eles deveriam ficar ....