Autovalorize-se

É preciso primeiramente caro leitor, aclarar o que seja realmente a autovalorização. Alguns acham que isso é dar vazão à vaidade, à jactância, à tendências discriminatórias, etc.

Não é possível valorizar-se a si mesmo sem reconhecer o valor do outro. Ademais, não se pode comparar grandezas de naturezas distintas. Isto posto, comparações pessoa à pessoa é , senão erro grave, desperdício em todos os aspectos possíveis.

Compara-se, isto é correto, atitudes ou atuações de pessoas ou grupos inseridos num mesmo contexto ou panorama.

Para autovalorizar-se é, obviamente, necessário o conhecimento de si mesmo como ser humano.

Conhecendo-se como um ser capaz de influir no meio em qual vive, e por extensão em todo o universo, se é capaz de cobrar para sí , com muita naturalidade o respeito devido por todo o sistema externo à sua individualidade.

Você é muito importante. Todo o universo seria diferente se não fosse a sua existência. Aquilo que você produz com o seu suor, com seu esforço pessoal, com o seu trabalho faz diferença na vida de muitos outros seres. É sabido que a consciência de tal fato põe sobre os ombros uma grande responsabilidade, mas, alguém tanto mais é útil e importante quanto mais responsabilidades têm.

Em geral as pessoas tendem a desestimularem as outras. Acham intimamente que encorajar à vitoria, reconhecer as qualidades, elogiar sinceramente os outros pelos seus feitos às diminuem. Isso é fruto da ignorância: Quanto maiores são em si mesmos os seres, maiores vêem os outros e o inverso também é verdade.

A autovalorização é o ato de reconhecer-se como merecedor das coisas boas, não como simples fruto do acaso, porém como recompensa pela atuação na vida.

Se você ás vezes recebe ofensas, palavras de ingratidão, desconhecimento às suas qualidades, e em si é consciente delas então ; Sorria! você está no caminho dos vencedores. Porque os maiores e melhores seres conhecidos pela história, passaram por isso.

Ora! Tomas Edson, Einstein. Até mesmo o Grande Cristo foi assolado por atitudes de tal natureza.

Pois bem. Quanto melhor você for, mais invejado será. Ninguém nunca vai declarar isso a você com palavras diretas. Mas muita gente vai fazer coisas para você se sentir menor. É uma forma de proteção usada por aqueles que se sentem incapazes.

Portanto, não caia em armadilhas. Ouça tudo com atenção, e faça bom uso de qualquer coisa. Você pode transformar tudo que diz respeito à você em algo bom, mesmo que seja uma ofensa. Você é capaz.

Ao acordar lembre-se que só há um você em todo o universo.

Não importa se você trabalha em uma grande empresa, se é autônomo, se é o presidente ou está desempregado.

Só você é você. Isso parece muito óbvio quando dito. Mas, em verdade, o tempo todo as pessoas esquecem-se disso e gastam um bocado de energia para esconderem a si mesmas e ir vivendo como se fossem outras.

Todo feito seu tem a sua marca pessoal. Não importa o que seja. não importa se é um produto, um serviço, um tratamento cordial ao seu semelhante, uma convivência amigável em seu meio. Mesmo se você trabalhar numa fábrica com mais um milhão de pessoas fazendo a mesma coisa. O que fez, foi VOCÊ quem o fez.

Não se importe se as pessoas não demonstrarem valorização quanto as coisas que faz. A coisa mais comum é as pessoas fingirem que não dão valor. O importante é você saber. Você é o mais importante. Se você tem certeza, então comova-se e sinta piedade do pobre coitado que é incapaz de perceber a verdade que o cerca.

Não gaste tempo tentando mostrar aos outros o quanto você é importante.

Haja naturalmente e perceba o valor de todos ao seu redor.

Quem se sente também importante, o perceberá. Com isso você vai selecionar seu meio de convívio e economizará muita energia.

Encare suas derrotas como erros de cálculo. Corrija-os e lance novamente. A vida é eterna. Não se ache,NUNCA, incapaz de realizar os seus ideais. Isso NÃO é verdade.

Não é método eficaz para valorizar-se, ficar repetindo mecanicamente como um papagaio: "Eu sou isso,eu sou aquilo". Isso é bobagem, seja lá qual for a explicação. Você pode descobrir-se como uma fonte inesgotável de possibilidades. Ter consciência real de que pode ir a qualquer lugar, realizar qualquer feito, dentro da esfera racional humana.

E para isso, você tem de conhecer sua natureza. Não é enganando a si mesmo que vai conseguir isso. Você precisa saber por quais caminhos vai chegar ao seu objetivo. Com qual braço arremessa melhor, com que perna chuta melhor, e em qual área da intelectualidade você mais se destaca.

Você deve conhecer suas melhores armas e qualidades. Isso implica automaticamente em saber o que não é melhor em você, para poder separar.

Valorizar-se adequadamente é saber que todos nós, seres humanos, temos algo de valiosíssimo e cujo bem temos de explorar ao máximo. Não se trata de ficar imaginando que se pode, num passe de mágica, se tornar um super ser. Estamos num mundo real. Qualquer coisa do tipo "você pode até voar!" , fornece uma ilusiva energia por alguns dias, mas qual logo se quebra deixando um vazio imenso e angustiante.

O interessante é saber que você pode ser feliz como você mesmo. Que o seu valor é de ordem universal.

Você tem uma mente com capacidades infinitas. Vive e faz acontecer a cada instante uma grande quantidade de coisas realmente importantes.

Saiba do seu valor verdadeiro. Esqueça essas coisas do tipo: " Você pode ganhar um milhão em um dia!", ou ," conquistar todas as pessoas!" . Invista em felicidade real e palpável. Você não precisa sair de dentro de você mesmo para experimentar a felicidade plena.

A única coisa necessária é agir em conformidade com suas habilidades.

Roni Muniz
Enviado por Roni Muniz em 23/04/2012
Código do texto: T3628846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.