EU AMO O MARANHÃO

José Ribeiro de Oliveira

EU AMO O MARANHÃO, DO LITORAL AO SERTÃO. DA BAIXADA, DOS COQUEIRAIS. DOS RIOS E MANANCIAIS. EU AMO O MARANHÃO, DA POESIA, DO CABOCLO TRABALHADOR. DOS LAGOS, DAS CACHOEIRAS, DO SABIÁ CANTADOR. EU AMO O MARANHÃO, A GARRA DA SUA GENTE, QUE LUTA, QUE VAI NA FRENTE, QUE CORRE EM BUSCA DA PAZ. QUE SANGRA, QUE VAI A LUTA, QUE AGE, QUE SEMPRE FAZ. EU AMO O MARANHÃO, DA ARTE E DA CRIAÇÃO, DA CULTURA DESSE POVO QUE RI EM PLENA AFLIÇÃO. EU AMO O MARANHÃO, PUJANTE, DESENVOLVENDO, SEM DONO, SEM MANDRIÃO. EU AMO O MARANHÃO, SEM PISTOLAGEM, SEM MEDO, SEM QUARILHAS E CORRUPÇÃO. EU AMO O MARANHÃO, MAS NÃO ESSE EMARANHADO, NUM ARREMEDO DE ESTADO, FORJADO NA TIRANIA, SOB OS REVESES DA SORTE, SUBMETIDO AO MAIS FORTE, NA MORTE TENDO AGONIA. EU NÃO QUERO O MARANHÃO, SEM O IMPÉRIO DA LEI, RIMANDO COM QUALQUER NEY E TRAZENDO DESESPERANÇA. MEU MARANHÃO HÁ DE SER, UM BOM LUGAR PRO MEU FILHO, QUE SOB A ORDEM DAS COISAS E A ÉGIDE SOCIAL, CONQUISTE O SEU PRÓPRIO ESPAÇO, SEM SE RENDER AO COMPASSO E GOSTO DE QUEM COMANDA. QUE REINE, EM FIM, A JUSTIÇA, A QUALQUER UM CIDADÃO, SEM SER PRECISO ESMOLAR OU APELAR PARA O “REI”, QUE HAJA O IMPERO DA LEI, DO EMPREGADO AO PATRÃO.

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 24/04/2012
Código do texto: T3631063
Classificação de conteúdo: seguro