RETORNAR AO FOCO!!!!

O dia está nublado e o frio está estremecendo minhas mãos. Mas está um momento propício para uma intensa reflexão.

Em meados de dezembro do ano passado, fiz uma lista de objetivos, planos, projetos para o ano que se iniciaria em poucos dias. Mas, há vastas circunstâncias, acontecimentos inesperados e mirabolante, onde sonhos se perdem e os projetos ficam engavetados.

No inicio deste ano, tentei realizar os mais diversos projetos, como fazer caminhadas, escrever poesias, conforme havia me prontificado. Os sonhos ainda estavam em alta e os caminhos menos tortuosos.

Mas, como um vendaval, as colunas da minha alma sentiram o vazio inexplicável da perda, da dor e a angústia e o medo tomaram conta do meu ser. Uma pessoa muito querida, fica doente e em consequência disso vem a falecer, deixando-me num vazio existencial muito grande. Acompanhar de perto sua dor, sua internação, sua fome sem poder saciá-la, levou-me a meditar no quanto somos seres impotentes, fracos, frágeis; eu não podia fazer nada; eu que sempre estou disposta a ajudar e a amparar, inerte diante da dor. Nunca imaginei a minha vida assim: enterrando vivências, minha infância feliz, os bolos e comidas mais saborosos que já comi, as travessuras escondidas, o amor, a palavra “vó” não mais fazendo parte do meu vocabulário cotidiano. Restaram-me as lembranças e a saudade que será sempre uma constante.

Não nos ensinaram a perder, não há manual de instruções acerca da dor e da vida. A dor da saudade não se explica com palavras, apenas podemos sentir.

Diante deste episódio, onde foi parar o projeto para 2012? Engavetados em algum lugar da memória e do meu armário de livros. Mas, hoje quero restaurar, retornar ao foco, trazer a existência a esperança perdida, é tempo de restituição e lançar fora toda dor.

Outras despedidas foram acontecendo, mas esta, a dor é menor, mas não deixa de ser sentida com intensidade, é a distância entre fronteiras. Uma amiga muito querida muda-se de cidade, levando consigo toda uma história de amizade, vivências e aprendizados. Dói a saudade, mas podemos ainda nos comunicar, ainda que eu não possa sentir seu abraço com frequência.

E há as chegadas, que alegria!!! Conheci uma amiga querida que tem tornado os meus dias em esperança, virtudes e aprendizados e por causa dela eu me encontro em dias de meditação, de re-encontro e em busca de paz. Essa amiga está mais próxima e eu tenho plena convicção de que é por algum motivo específico tanto para a minha vida quanto para a dela. Tem me ensinado a amar, a ser prudente, a ouvir mais e a compreender outros pensamentos. Eu disse a ela uma frase do Paulo Coelho que define nossa amizade: “As almas se encontram antes mesmo dos corpos se conhecerem”. Eu a amo e tenho mostrado a ela que pode e deve ser amada também.

E há também em minha vida os “amigos árvores”, que mesmo distante, a gente sabe que estão ali e no momento certo ressurgem com seu amor e sua sombra. A estes amigos eu tenho muito a agradecer, pois me fizeram também em diversos momentos despertar para a vida e a concretização dos meus projetos.

Hoje voltei a sonhar, a acreditar e a viver., A tristeza, o desânimo e a ansiedade não podem mais me segurar. Alçarei voos e que me aguardem os pássaros, pois junto com eles trilharei caminhos, escalarei montanhas e vencerei, realizando metas e quebrando paradigmas.

Os projetos para 2012 sairão do papel e terão vida, formosura e beleza, não ficarão escondidos na escuridão da dor.

Está chegando aí uma nova fase, novas mudanças, novas perspectivas, mais forte, valente, sem medo da dor (mas não imune a ela), conto com a ajuda de Deus meu amigo fiel que jamais me desampara, minha fé em Sua Palavra é inabalável, também com o apoio, carinho e abraço e conselho dos meus amigos, pois sou iniciante nas trilhas da vida.

Retornar ao foco, enfim, poder realizar, sorrir, ser livre, livre e feliz!

PATRICIA PESSOA
Enviado por PATRICIA PESSOA em 29/04/2012
Código do texto: T3640847