O perdão



Tendo a ser pragmático. Busco simplificar a por si só complexa realização do viver. Sou social e entendo que os bens sociais devem estar acima dos bens individuais, que os valores sociais devem sobrepor os valores pessoais e que os direitos e deveres sociais devem sobrepujar os direitos e deveres individuais.
 
Normalmente não gosto de bom senso, entendo que estes são diretamente influenciados por preconceitos, vícios, visões sobrenaturais e pelos valores individuais. Defendo que sobre o bom senso a sociedade deva possuir regras e princípios claros, assertivos e públicos, e que estes devam ser obrigatoriamente exigidos de todos. Estas obrigações, regras e princípios devem valer para todos igualmente.
 
Diferentemente da maioria, não dou nenhum especial valor ao perdão, entendo que ele em nada minimiza o sofrimento causado por atos desumanos e não sociais, sejam estes atos meus, de meus filhos ou de quem quer que sejam. O perdão não diminui a angústia, a aflição, agonia ou o tormento que possa ter sido causado aos outros por meu ato indigno, ou o que os outros possam ter causado a mim. Sou a favor de punições severas, e onde for aplicável sou a favor da reeducação, e infelizmente onde o ato ofender em muito a dignidade social e humana, entendo claramente que esta pessoa deva ser retirada do convívio social. Todo e qualquer ato que macule a dignidade humana e social é por mim, automaticamente, passível de severa punição.   
 
Minha forma de ver a realização do viver é a de não remoer as dores que sofri, entendo que devo realizar algo como que um “luto”, e aos poucos superar o sofrimento que me foi imposto por terceiros, e devo em contrapartida exigir, uma punição legal para todos aqueles que causaram sofrimento a outros, isto deve valer para mim, meus filhos, minha família, meus amigos ou desconhecidos.
 
Caso alguém não consiga realizar o seu “luto” individual, e assim superar naturalmente, e dentro do possível, suas dores, e entender que o ato de perdoar retirará um fardo enorme que arrasta consigo, que o faça, mas nunca sem antes exigir a punição legal do transgressor.
 
O perdão é bonito, mas ineficaz na cura e no equilíbrio da sociedade.
Um dia me perguntaram se não acredito que pessoas podem mudar ou melhorar? Sim, eu acredito que seres humanos podem mudar ou melhorar, mas algumas pessoas não são passiveis de serem enquadradas como seres humanos, que me desculpem os que diferentemente pensam. Mas mesmo que pessoas possam mudar e melhorar, elas também podem mudar para pior. Mesmo que elas melhorem, isto em nada retira a necessidade de punição legal pelos atos pregressos, até mesmo porque nunca terei certeza se realmente a pessoa melhorou ou se é apenas um simples ato de representação teatral.
 
O fato de crer que melhoras pessoais são possíveis, é apenas crer na humanidade, e não deve ser uma forma fácil de deixar para trás atos cometidos contra a dignidade humana e social.
 
Entendo crer que o perdão é uma decisão individual, mas entendo mais que nenhum perdão remove o dolo já praticado contra a sociedade, e desta forma o praticante continua merecedor de punição.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 07/05/2012
Reeditado em 07/05/2012
Código do texto: T3655559
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.