Ética e Moral

Já parou para pensar que quando uma coisa cai no chão, você olha para os dois lados para ver se alguém viu, e caso ninguém veja, você come o alimento que caiu no chão. Logo, o problema não é sujar, e sim alguém ver a cena! E quando você faz isso, sabe que não irá morrer por comer o alimento (ex. biscoito) que caiu no chão, sabe que não lhe trará dano algum.

Na vida acontece o mesmo, pois deixamos de fazer coisas que queremos, que sabemos que não trará dano algum para nossas vidas, as vezes até pelo contrário, será pelo nosso bem, mas deixamos de fazer por medo do que a outra pessoa vai pensar. As vezes acabamos fazendo coisas escondidas.

Na vida temos a ética e a moral, quando agimos da maneira acima descrita, agimos de maneira a preservar a ética, o nosso "status". Quando fazemos independente do que o outro vai pensar, fazemos porque acreditamos ser o melhor para nós, agimos pela moral, porque simplesmente achamos que é o certo a se fazer. Uma vida baseada apenas na ética, no "status", é vazia e triste. Uma vida baseada na moral, é plena e traz felicidade!

Leonardo Guimarães Rosa
Enviado por Leonardo Guimarães Rosa em 16/05/2012
Reeditado em 23/05/2012
Código do texto: T3671285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.