Quando ajudamos os outros

Quando ajudamos os outros, nós aprendemos que não somos os únicos com problemas e passamos a ver além da nossa dor e do nosso sofrimento e as nossas dores, ainda que sejam muitas e nos oprimam, tornam-se mais leves e começamos a nos libertar do poder que elas, até então, tinham sobre nós.

Ajudar os outros nos ensina a compartilhar, a superar os medos impostos pelas limitações e nossos traumas passados e a ver que, apesar de tudo o que sofremos, somos capazes de seguir adiante, encontrar razões pelas quais viver.

Ver as dores alheias nos mostra que, como não somos os únicos a enfrentar adversidades na vida, devemos parar de nos queixar, achando que ela é injusta e nos negou o direito à felicidade. É verdade que, quase nunca, a vida dá oportunidades iguais a todos e muitos sofrem injustamente mas, se pensarmos apenas em nós mesmos, ficaremos eternamente acorrentados a um círculo intoxicante que nos tornará cegos ao que a vida pode nos oferecer de belo.

Portanto, é bom que saibamos olhar para fora de nós e ver quem pode precisar de ajuda, para sermos mais solidários e participativos no jogo da vida. Quando compartilhamos um com o outro as nossas aflições, elas diminuem e percebemos que somos mais fortes do que elas.