Conselhos de um pai caricioso para uma filha amada

Prólogo

Às vezes escrevo contos reais, libertinos, dramáticos, surreais ou ficcionais. Meus escritos nem sempre são verdadeiros quando assomo ideias esquisitas, revolucionárias, que vão de encontro, evidentemente, de forma subliminar, respeitável, às tradições antiquíssimas, familiares, usos e costumes sociais.

Contudo, neste texto que hoje publico, coloco o melhor de um pai caricioso, confiável, solidário e extremamente dedicado não apenas à família, mas sobretudo às relações interpessoais.

A EXPERIÊNCIA DO PAI EVIDENCIADA

A filha passando por um problema de ordem marital solicitou os conselhos deste pai que acredita piamente na crença dos antigos: “Não há bem sem um expectante início nem mal que não tenha fim!”.

Certamente este texto servirá para acalmar os ânimos de muitas outras pessoas (Homens, mulheres, adolescentes) que, em conflito existencial, haverão de se deleitarem para a conquista da merecida paz.

Acredito nisso! E para rebrilhar a crença sincera este pai escreveu na simplicidade do seu Eu:

CONSELHOS DO PAI PARA UMA FILHA AMADA

Não esqueça nunca:

Depois da tempestade... Sobrevém a bonança... Vem a coragem, no lugar do temor... Vem o amor, conduzindo esperança para substituir a dor. Essa dor de perder, que traz o sofrer. Esse amor que é na vida o sublime, bem-vindo e perfumoso amanhecer.

A dor é o seu negro anoitecer. Desejo o seu amanhecer com o brilho do sol e o anoitecer com o suave escuro após o arrebol.

Vamos viver com sinceridade, sem fingimentos. Não deixemos que essa tempestade repila a fraternidade, a rebrilhante felicidade que aquece nossa fé.

Tome atitudes firmes, alvissareiras e destemidas tais como as abaixo elencadas:

1. Sobreponha-se ao desrespeito e às inconveniências.

2. Nunca tome decisões precipitadas, no calor da emoção.

3. Não permita que se abalem as estruturas familiares.

4. Não aceite que se obste o progresso na evolução espiritual.

5. Pense sempre e cada vez mais forte de forma positiva.

6. Resista às tentações da carne. Elas são destruidoras da fraternidade.

7. Queira se olhar num espelho para enxergar uma imagem sem nódoa.

8. Não abale o amor na acepção mais grandiosa da palavra.

9. Cair, às vezes, é bom para aprender a caminhar com segurança.

10. Creia: É sabido e comprovado: Não há mal que não tenha fim!