Preleções de um profeta demodê

Ultimamente não me preocupo com o dia a dia como há alguns dias. Levo vida simples, procuro sentir, e esta faculdade, julgo ser semelhante à dos primeiros humanos, que no seu mutismo pouco falavam e, muito depois é que vieram a escrever o que sentiam, mas antes se exprimiam através de atividades artísticas, música, dança, pintura. Como o povo de hoje, os antigos também aventuravam-se, caçavam, perseguiam seus ideais e as mulheres que desejavam, com a diferença que, encontravam dentro deles e na natureza ao redor um poder superior que aos poucos foram reverenciando e cultuando... creio que andei perdendo tal sensibilidade mas tenho tentado com insistência recuperá-la.

Gostaria que ficasse claro que o que eu vou contar aqui sobre minhas crenças e meu modo de ver o mundo hoje, nasceu de minhas experiências, das visões e leituras que fiz e de coisas ligadas à minha sensibilidade, e, se não vivi todas as situações, asseguro que a maioria sim. Aguardo outras impressões imaginadas, e indesejadas até. Espero o que vier e penso que estou pronto para o que me brindarem os meus atos, e o destino com as suas inescrupulosas artimanhas...

Direi o que penso, embora muitos desses pensamentos já tenham sido ditos por outros no passado, por isso aviso aos aos que me lerem: não esperem encontram nesse credo novidades e originalidades. Sei que é inteligente quem tira lições dos próprios erros e experiências e com a observação dos enganos e advertências de outras pessoas, vai guiando seus passos, principalmente se estas são mais vividas e maduras. Portanto escutem-me os que tiverem bom ouvido:

Creio que é muito bom trabalhar! Pois assim, desenvolvo mais e melhor o meu sentir. Mantenho-me ocupado, não só para que o diabo me encontre numa atividade, mas porque sinto prazer em produzir.

Não dispenso meu lazer.

Ceio que existe amizade entre os deuses e os homens bons.

Creio que quem é muito esperto não encontra amigos.

Creio que amar o próximo é dar-lhe atenção!

Creio que, sem atividade não haverá inteligência, pois não há ceifa sem cultura.

E que quem não estiver se preparando pra algo melhor, prepara-se para algo pior.

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 26/06/2012
Reeditado em 02/09/2012
Código do texto: T3745740
Classificação de conteúdo: seguro