Cuidado com os soberbos

Desconfiemos de pessoas que estão sempre aumentando o que fazem, exaltando até seus atos mais simples e que subestimam as ações dos outros. Prestemos bem atenção. Há pessoas que vivem se elogiando, superestimando tudo que se relaciona a elas e diminuindo até os maiores esforços de qualquer um, fazendo parecer que eles não fazem nada bom, que todos os seus trabalhos são mediocres, que eles não têm competência.

Essa maneira de agir é típica de quem costuma cometer um dos mais insuportáveis pecados capitais: a soberba. O soberbo sempre faz os outros parecerem idiotas e tolos. Ninguém faz nada melhor do que ele. Apenas ele tem inteligência, só ele faz tudo certo. Os outros não são capazes, não podem pensar por si próprios e dependem dele para tudo.

O soberbo despreza o que qualquer um faz de bom,agindo com desdém. Tem necessidade de diminuir os outros, pisar neles, fazer com que acreditem que o que fazem não presta, não é bom, que eles são inferiores. Adoram apontar os erros alheios mas não admitem que apontem os seus. Se alguém falar dos defeitos do soberbo, ele logo se enraivece e começa a jogar um joguinho para dizer que seu defeito não é um defeito. Ou seja, ele não tem defeitos. Ele é perfeito.

Pessoas arrogantes são insensíveis, mesquinhas, egoistas e tiranas. Escravizam os outros, são cheias de caprichos, não permitem que os outros sejam livres para respirar ou fazer as coisas de acordo com seus ritmos. Tudo tem que ser no ritmo deles, conforme suas vontades, que sempre devem ser obedecidas.

Cuidado com os soberbos.Desconfiemos de gente para quem ninguém é bom, todos são incapazes e somente eles sabem fazer as coisas. Onde um soberbo domina, reinam a insatisfação e a infelicidade.