O Dom do Discernimento

"Nossas vidas são feitas de escolhas. Diariamente, acordamos na esperança de um mundo melhor, enfrentamos o dia com a fé produzida por nossas próprias mãos, lembramos de Quem nos criou e idealizou nossa felicidade, de encontrarmos o sorriso e o carinho daqueles ao nosso lado, ou de amar, incondicionalmente, quem quer que tenhamos apreço. Mas, uma coisa temos de dar a devida atenção: agimos por nossa própria vontade, ou sofremos intervenção de outrem? Estamos condicionados aos sussurros da eternidade, ou nos distraímos com pensamentos alheios? Temos certeza de nossos sentimentos, ou apenas decidimos algo pelo simples fato de um dia termos presenciado ou tido uma experiência mundana e sem valor e surge-nos a brevidade de nunca passarmos por algo assim? Estamos cientes de que somos orientados por um Deus amoroso e justo, ou imaginamos possibilidades como se isso decidisse nosso futuro? Pensando nisso, precisamos ser claros quando nossas escolhas mais sagradas estão em nossas mãos, prontas para terem efeito à eternidade, e tornar assim, saudável e real nossos verdadeiros intentos à nossa vida, nossas famílias, nossa completa felicidade. Daí a importância de se ter o dom do discernimento através da seguinte pergunta e resposta: como o inimigo age em nossas mentes? Sabemos que ele não consegue ler nossos pensamentos, mas consegue, sim, colocar idéias falsas que poderão fazer com que nos afastemos da verdade e, consequentemente, viemos a pecar. Não seremos julgados nem condenados por passar - ligeiramente - pensamentos maus, pecaminosos, inférteis e instantâneos em nossas mentes, pois estes são técnicas do inimigo, em nosso dia a dia. Afinal, estamos aprendendo a viver em retidão também através destes tipos de pensamentos e sensações. Seremos, sim, julgados e condenados se deixarmos que estes penetrem em nossos corações, e por fim, em toda nossa alma, e tornem-se a fazer parte de nossa vida, resultando em más escolhas e trágicas consequências. O que devemos fazer é justamente eliminarmos estes pensamentos errôneos e substitui-los por pensamentos construtivos, dignos, elevados, espirituais. Uma maneira eficaz de realizar este processo é lendo e ponderando as escrituras. O alimento espiritual que temos disponível a qualquer momento são as sagradas escrituras, livros inspiradores, que irão despertar nossa mente e nosso espírito, ou seja, irão funcionar como uma bússola, um remédio, um ressussitador para toda e qualquer ocasião, decisão, necessidade ou prioridade que possamos vir a vivenciar. Outra maneira de desviar o inimigo de nossas vidas é a oração sincera e significativa. Orando ao Pai Celestial, conseguimos abrir um canal direto com a instrução celestial, conseguimos sentir Sua influência através de Seu Santo Espírito, e isto irá nos auxiliar a termos a capacidade de exercermos controle sobre o que pensamos, logo, vivemos. Com o estudo diligente das escrituras, combinado com a oração significativa e a prática dos princípios e ordenanças do evangelho de Jesus Cristo, tornaremo-nos capazes de vencermos a nós mesmos, ao inimigo de toda retidão e encontrar alegria em nossos lares e conquistar a tão sonhada dádiva da eternidade. Eternidade esta que está preparada desde antes da Criação deste mundo, para felicidade de todos os que desejarem um dia entrar na presença de Deus, sendo Seus filhos para todo o sempre.

Por meio destes pequenos grandiosos gestos de amor a Nosso Criador é que abrimos as portas das bênçãos preparadas nas Alturas, sendo possível atingirmos padrões elevados de auto-controle e crescimento espiritual, deixando que luz e verdade tornem-se, visivelmente, parte fundamental de nossas vidas - escolhas.

Procurando centralizar nossas ações no Plano de Salvação, no Reino de Deus aqui na Terra, obteremos privilégios e recompensas jamais compreendidas por qualquer livro científico, filosofia dos homens ou doutrina insaciável.

O inimigo não tem poder sobre nós quando realizamos a solene vontade de Deus, seja servindo ao nosso próximo, num ato de caridade, numa palavra amiga, num carinho afável, numa experiência edificante, numa declaração de amor ou sacrificando sua própria vida em favor do bem-estar e felicidade de quem procuremos amar. Em outras palavras, quando fazemos o bem com todo desejo, poder, coração, força e mente treinada."

Mateus Bento
Enviado por Mateus Bento em 11/07/2012
Reeditado em 11/07/2012
Código do texto: T3772138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.