Crescemos?

Passamos por tudo. Nascemos, damos os primeiros passos, as primeiras palavras são ditas. Emocionamos pais, avós, tios, amigos ainda pequenos, com atitudes inesperadas, com inocência pura e frágil; com agir fora do comum.

Crescemos. Vamos aprendendo a andar de bicicleta, com as rodinhas, sem as rodinhas. Com a certeza de que, ao menos naquele momento, alguém estará ali nos guiando, ou nos auxiliando se preciso. Aprendemos a conviver e viver. A conhecer pessoas, a olhar para aquela garota e notar que há beleza. Estamos crescendo. Vamos à escola e mais uma vez, aprendemos. Crescemos. Trocamos olhares adolescentes. Sérios ou não. Em alguns casos, cedo demais. Em outros, momentâneos demais. Mas acontece. Achamos que crescemos quando ainda estamos aprendendo e aprendemos que ainda falta muito para crescer e aprender de verdade.

Crescemos. E a vida nos ensina. Os olhares trocados vão perdendo o valor em alguns casos. Os sorrisos são aparência. Cada um, leva consigo uma lágrima; ali, presa. Escorre. Mas ninguém nota. Ou nota-se, mas não há espaço para os problemas dos outros afinal, crescemos. E aprendemos a ser egoístas. Às vezes, não por querer. A vida cobra muito, mas as escolhas são nossas afinal, crescemos.

Crescemos e as dores estão guardadas, as mágoas de momentos que não deram certo, guardadas, e as brigas com pessoas que amamos também estão guardadas. Mas por quanto tempo? Aprendemos a superar momentos ou, aprendemos a mostrar, que podemos superar momentos, momentaneamente? É isso. Crescemos.

E os cativeiros de nossas almas são os mesmos. Nossos sonhos, os mesmos. Mas só poderemos acordar e viver os nossos sonhos de verdade. Quando for tirado o peso dos nossos olhos, peso que nos cega. Peso, que aprendemos a levar sem esforço as vezes. Ou pelo simples preço de uma lágrima. Mas quanto vale uma lágrima. Crescemos. Aprendemos a não chorar. A bancar os durões. Ah, se os travesseiros falassem, se as paredes transmitissem ao mundo nossos gritos. Crescemos e esquecemos, de aprender a principal lição. Crescer e deixar o passado em seu devido lugar, com suas devidas derrotas, suas mágoas, barreiras que ainda podem não permitir que você voe alto. Aprender sobre o perdão e a maravilha de suas consequências. Aprender sobre a verdade no que se diz que você faz aqui, e aqui você paga. Então, jamais brinque com o coração de alguém. Eu nem precisava dizer isso afinal, crescemos. Mas a vida nos cobra. O frio, o calor, o sol, as fotografias velhas, a solidão...

...a vida sempre será um desafio de aprendizado. O primeiro é o amor. Porque dele, pode vir todas as coisas que necessitamos enxergar. O amor que só descobre em canções nos dias de hoje, precisa ser uma canção que vem de dentro de nós. E que jamais esqueceremos uma parte sequer dessa letra. Dessa melodia. Dessa verdade. O amor lança fora o medo. Crescemos e não há mais medo. Crescemos. Enquanto os pássaros cantam, eu caminho em voltas num campo, verde, cores amareladas, num céu azul, de olhos fechados. Porque crescemos e, eu aprendi a sonhar, acordado e com os olhos fechados mas, com o coração de olhos abertos.

Sonhemos.