Apoio.

Após tanta correria, tanta luta, eu não esperava por isso.

Existem vários grupos e prestadoras de serviços que dizem apoiar aqueles que são iniciantes no mercado artístico, no caso, literário. Prometem ajudas e pontos especiais para dar um empurrãozinho no artista rumo ao mercado, falam tanto das suas condições especiais. Ocorre então de o escritor* finalmente conseguir uma editora e busca essas prestadoras para ter um enlace, finalmente conseguir um local para lançar seu livro de pelo menos, numa forma mediana. E então vem o susto. Valores cobrados. Tais valores por espaços minúsculos, locais as vezes não muito interessantes para um lançamento literário e sem visibilidade para o artista, sem falar que sem nenhuma promoção da obra; ai a busca desesperada começa, você tem um prazo para fazer o agendamento, como um iniciante, todos os locais passam a golpear com valores absurdamente altos e cobram mais absurdos sobre os livros que serão vendidos no espaço deles*. Passasse então à opção de buscar lugares públicos, livrarias, instituições culturais, e a resposta é a de que isso não interessa para eles (WTF?), pois você não traz visibilidade, meio óbvio que um autor novo não tem a mesma visibilidade que um que já está na área a tempos e/ou tem dinheiro para arcar com propaganda e marketing. Enquanto em outros países se nota um grande apoio cultural sobre esses 'iniciantes'.

Creio que não preciso dizer mais nada. Talvez por razões assim, que muitos autores sequer tentem continuar e desistam pelo caminho. Já que nem ao menos existe uma pequena possibilidade de help, a não ser que o cidadão tenha muito dinheiro para isso. Ao que me parece, o tal do 'apoio' é totalmente ligada ao seu bolso. Com dinheiro, qualquer um tem apoio nesse país.

Ariel Lira
Enviado por Ariel Lira em 19/07/2012
Código do texto: T3787063
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.