Sou um pouco cético


Sou um pouco cético, que bom que o sou, pois amando a verdadeira ciência e amando também a busca do conhecimento, devo, sempre a princípio, duvidar, pois esta postura me obriga a estudar profundamente cada vez mais cada assunto, me colocando em um estado de buscar corroboração ou confirmação ou então encontrar refutações que me façam descarta-la. Meu eu cético me leva a pesquisar as fontes e a racionalizar, ou a pelo menos a manter uma postura de análise crítica sobre cada fato ou conhecimento. Estudar, pesquisar, experimentar, pensar, racionalizar, criticar, e quando crer que já sei bastante, o melhor a fazer é duvidar e de novo, estudar, pesquisar, experimentar, pensar, racionalizar e criticar.
 
Por princípio, creio que aprendo mais na refutação do que quando aceito “de graça” informações de terceiros, ou mesmo sobre minhas observações. Por definição mantenho certas dúvidas mesmo quando obtenho boas evidências, enquanto outros acreditam, logo, sem evidências algumas. Amante da ciência mantenho minhas dúvidas até que evidências cabais possam me dar o mínimo de conforto ou, pelo contrário, até que alguma refutação séria aconteça. Mesmo assim, tendo a manter sempre algum que de ceticismo no que busco aprender ou conhecer. O que me frustra é perceber que amantes da falsa ciência, ou da pseudociência, mesmo com refutações e provas de falsidade ainda sustentarão que sempre “pode ser”, que sempre “poderá ser” ou mesmo que ainda virá a ser, como se o fato de eu acreditar fosse razão para algo vir a ser como gostaria, ou pior ainda que fundamentalistas ou fanáticos seculares ou religiosos não dão a mínima para provas ou refutações, para estes vale o que desejam acreditar, ou o que foram catequisados para crer.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 29/07/2012
Código do texto: T3803509
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.