Nostalgia

Hoje, em um site na internet, numa tentativa ocasional de escapismo, pude assistir novamente à abertura do programa Balão Mágico, pude assistir novamente ao primeiro Xou da Xuxa, da Globo, de 1986, e mais surpreendente ainda foi assistir novamente à Xuxa da TV Manchete de 1983! Foi surpreendente porque eu não imaginava que minhas memórias televisivas chegavam aos meus três anos de idade. E também porque desde 1983 a Xuxa já dava esporro na produção.

Só posso dizer que senti uma coisa: nostalgia.

Em mais um site, descobri que o termo Nostalgia foi cunhado pela primeira vez no século XVII e vem do grego, e significa "uma doença dolorida que uma pessoa sente porque ela deseja retornar para a sua casa, sentindo medo de não ver/ter aquilo outra vez". Isso mesmo, nostalgia foi uma doença até o século XIX. Deve ter sido por isso que não me senti tão bem quanto eu pensei que me sentiria em me lembrar de toda aquela década de 80, relembrando todos aqueles programas, e não porque eram mal dublados, mas porque os anos 80 foram os últimos da inocência infantil.

No mesmo site enciclopédico descobri que essa nostalgia, também chamada de retrofilia, é separada por décadas, e tem até uma específica para os anos 80. Vejam só, não sou o único. Não que isso diminua minha “doença dolorida”, mas é um conforto pós-moderno, sabem.

Acho que Nostalgia também pode ser uma saudade deprê. Também senti isso. Pois é, ao invés de me sentir contente por rever esses links à infância – o que era meu plano inicial -, fiquei foi deprimido. O que me leva a pensar: até que ponto é bom recordar? Quer dizer, eu gostava daquela época. Mas agora, relembrar só me deixou down. Será que nem mesmo se eu achar aqueles Lego´s ou aqueles Transformer´s em algum bazar tipo Além da Imaginação eu vou sentir um estalo de contentamento? Meu escapismo anos 80 está condenado a um mergulho de saudade deprê?

Neste caso, nada mais de Simony banguela, Topo Gigio, ou Xuxa vestida como uma adolescente dos filmes da Sessão da Tarde, só o escapismo habitual contemporâneo mesmo.

Mais uma questão. Acho que senti nostalgia porque esses programas não foram mais lembrados pela TV esse tempo todo e eu tive que revê-los décadas depois. Só pode ter sido isso, porque senão eles virariam Chaves. Chaves não dá nostalgia, ele está lá há décadas, não dá tempo de sentir nem depressão com o Chaves.

Ah - e só para constar meu nível emocional -, eu assisti Chaves hoje na TV. Não senti nostalgia. Pior. Eu ri.

Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 14/02/2007
Código do texto: T380462
Classificação de conteúdo: seguro