Sobre a Vida

O que é certo e o que é errado? Uma afirmação é feita "a vida é curta, viva bem!" As pessoas analisam a vida uma das outras e dizem "fulano tem a vida boa, beltrano vive uma vida errada". Não lembro-me do dia que nasci, mas posso afirmar que não me deram manual da boa conduta, e bem sei que os únicos limites que temos são referentes as leis, pois estas estão aqui para organizar a vida da coletividade. As demais coisas, não passam de axiologia (juízo de valor),isto é, achar que alguém vive de maneira errada, por exemplo, por usar drogas, por beber pinga ou por outro motivo que o teu "eu" condene, ou que a maioria da sociedade condene, não quer dizer que seja a verdade do "universo", ora, cada pessoa acredita em algo que os fatos da vida levaram-na a crer, e a crítica a cada situação da vida feita através da moral, distingue-se de pessoa para pessoa, pois as pessoas e suas experiencias são únicas. Logo, se eu condeno sua conduta, não quer dizer que sua conduta seja errada, pois moralmente você pode aprovar aquilo que eu desaprovo, não restando dúvidas que aquilo que eu julgo ser uma vida errada, pode na verdade ser a vida certa para outrem.

O que podemos concluir de tudo isso é que, independente que os outros vão pensar e dizer, viver uma vida certa, é viver o que te faz feliz!

Leonardo Guimarães Rosa
Enviado por Leonardo Guimarães Rosa em 04/08/2012
Código do texto: T3813681
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.