DA VERDADE

Ofereço essas escritas a Jorge L.

Quando perguntaram a Jesus, o Cristo, "O que é a Verdade?", ele, o Cristo, calou-se. Se Ele se calou diante de tal pergunta, eu, que sou ninguém, não me atrevo sequer a esboçar qualquer espécie de resposta para ela, para tal pergunta, que nem da minha minúscula verdade deste momento ouso dizer.

Nota. Eu tenho o respeito mais absoluto por todos os que tenham a certeza da Verdade, como um Absoluto. Se escrevi o que escrevi é porque tal passagem está na Bíblia, também. E eu a citei dizendo de Jesus, o Cristo, que também, em outra passagem bíblica afirmou, certamente, ser a Verdade,o Caminho e a Vida. Jamais afrontaria a Verdade de quem quer que seja, apenas disse da relatividade da minha verdade pessoal, sem querer, dela, convencer a ninguém.

Que, por favor, ninguém se sinta desrespeitado pelo que escrevi. Tenho um respeito profundo pela Fé dos que têm Fé.

A única coisa que pretendo é que o meu pequenino texto,sem pretensão alguma, NÃO SEJA MOTIVO DE POLÊMICA. Se for para isso, se for para alguém se sentir afrontado, eu o retiro de circulação.

Obrigada a todos.

Nota.2 Procurei, mas ainda preciso encontrar em qual versão da Bíblia aparece a passagem a que me referi. Lembro-me de que foi no quando do relato sobre o Seu julgamento. Não penso que se contraponha a "Sou a Verdade, o Caminho e a Vida", que Ele, o Cristo, com Toda Razão afirmou.

Obrigada a todos, novamente.

Nota.3 Não excluo este texto em respeito às pessoas que o comentaram. É razão suficiente, creio. De todo modo, se não encontrar, nos textos canônicos, a passagem a que me referi, eu a retirarei da presente publicação colocando, em seu lugar, apenas o que disse da relatividade da minha pequenina verdade individual deste momento.

Um terceiro grande obrigado a todos.

Caros, procurando na internet, agora pouco, achei o seguinte texto:

"Por que Nosso Senhor Jesus Cristo se calou perante Pilatos? ""Numa sala de aula de um colégio católico, alguns alunos conversavam a respeito de temas religiosos e se perguntavam qual era a religião verdadeira."

"O professor de História, tido por muito culto, entra na sala e, informado do assunto que estava sendo debatido, afirmava como se fosse um oráculo: “Não se pode saber qual religião é a verdadeira, porque o próprio Cristo, quando interpelado por Pilatos sobre o que era a verdade, nada respondeu.” Essa intervenção do professor fez cessar a conversa dos alunos. Mas, um destes, mais estudioso e sério, foi pesquisar a importante questão."

"E lendo a famosa obra “Legenda Aurea” de Jacques de Voragine, encontrou este interessante trecho:” “Mas porque o Senhor, durante Sua Paixão, se calava em presença de Herodes, de Pilatos e dos Judeus?"

"Há três razões para isso: A primeira é que eles não eram dignos de ouvir Sua resposta; a segunda, porque Eva tinha pecado falando demais e então Jesus Cristo quis reparar calando-se; a terceira é porque qualquer que fosse a resposta saída de Sua boca, eles o caluniariam e deturpariam tudo”. (LA LEGENDE DORÉE, Garnier Flamarion, Paris, 1967, tomo I, p. 261)"

"O aluno, então, concluiu de si para consigo: Realmente há pessoas tão empedernidas no mal que diante delas a atitude mais perfeita é o silêncio."

(Agência Boa Imprensa, ABIM, n° 496, março de 1989)

Nota.4 Bem, esta escrita mostra, ao menos, que eu não tirei do nada o que escrevi na minha pequena publicação. Ainda resta localizar em qual dos Evangélicos, canônicos (de preferência) se encontra a referência original).

Na manhã e na tarde de 05 de agosto de 2012.