Facebook: Construindo conhecimentos através da aprendizagem colaborativa, inteligentemente!

“Observa-se que a informação e a comunicação via internet possibilitam um novo modo de pensar numa lógica pautada em múltiplas conexões. As novas tecnologias e os novos modos de comunicação estão mudando a relação com a informação e o conhecimento. A internet vem trazer uma possibilidade de existência para os mais variados sujeitos navegadores por um multiforme universo e que, nesta busca, acabam encontrando um lugar de identificação, de expressão, de informação e de fantasia. Este novo lugar, o ciberespaço, oferece objetos que rolam entre os grupos, memórias compartilhadas, hipertextos comunitários para a constituição de coletivos inteligentes... [...] Um dos orgulhos da comunidade que fez crescer a Net é ter inventado, ao mesmo tempo que um novo objeto, uma maneira inédita de fazer sociedade inteligentemente, expõe Pierre Lévy.” (SILVA, Maricília Lopes. Tutoria On-Line. Senac. Considerações sobre As novas tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática).

Diante dessa leitura, venho afirmar que considero a rede social, especialmente, o Facebook, detentor de inúmeros usuários distintos, uma ótima ferramenta para compartilhar memórias, fortalecer laços de amizade e fazer novos amigos, grupos, etc; para trocar informações online sobre fatos e/ou eventos culturais (locais, nacionais ou internacionais) e que possibilitem novas aprendizagens dentro do padrão inteligentemente coletivo.

É sabido que muitas pessoas ainda não têm o discernimento para entender que nem tudo o que se pensa, se fala, se posta, aceleradamente. E, ainda assim, não há porquê cometer indelicadezas com o Outro e postar fotos de acidentes ou nus ou devocionais ou propaganda eleitoral ou agenda íntima diária (hora do sorvete, do banho, de dormir, de acordar, de escovar os dentes etc), pois, tudo isso pode denegrir a própria imagem, e, além disso, pode ferir princípios individuais e/ou coletivos e, certamente, não pertence ao padrão inteligentemente coletivo. É claro que não se pode ter um controle sobre as postagens, mas, felizmente, pode-se escolher os amigos.

Os relacionamentos humanos fazem parte da convivência diária do ser. O “eu” não precisa concordar com que o “outro” diz, porém, faz-se necessário aceitar a sua opinião, ainda que esteja em discordância com a do “eu”. Ao fazer uma pergunta, é preciso aguardar a resposta, afinal, esta, não será a única que prevalecerá sempre e, portanto, poderá haver concordância e/ou confronto entre o Eu e o Outro. Ambos precisam saber dominar os impulsos antes de concluir quem é que está certo ou errado... refletir! Interessante que quando alguém olha nos olhos do Outro enxerga a sua própria imagem refletida neles. É o espelho...

“A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos” (Sigmund Freud).

Finalizando, um lembrete, para divulgar trabalhos pessoais e de empresas, propagandas eleitorais, etc, existe, além dos blogs, sites, etc, uma página própria criada para isso chamada Facebook Marketing em que as campanhas podem ser divulgadas por meio de uma Fanpage e/ou um grupo ativo. É uma conta livre e fácil de criar, caso haja necessidade de expor o marketing pessoal e/ou da empresa e/ou do produto. É mais sábio e inteligente. E, além disso, vende!

“Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder” (Lao-Tsé).

Abs,

Maricília Lopes Silva
Enviado por Maricília Lopes Silva em 05/08/2012
Reeditado em 05/08/2012
Código do texto: T3814898
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.