Artigo Religião: Apocalipse de São João. 1:8.

Introdução teológica do livro de Apocalipse:

O autor desta magna mensagem se refere a si mesmo quatro vezes como “João” o apostolo de Cristo. As suas credenciais são vistas nesta mensagem e a antiga tradição lhe atribui à autoria deste livro profético.

O livro de Apocalipse foi escrito no período de duras perseguições aos Cristãos, provavelmente iniciadas pelo Imperador Nero depois do grande fogo que quase destruiu Roma, em Julho de 64 d. C.

O livro é datado por volta do ano 81-96 d. C., no final do reino de Domiciano

Comentário do verso em analise:

O texto diz: “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é que era e que há de vir, o todo Poderoso”. Observe que o texto encerra sua narração onde Deus sela a profecia divina com autoridade de seu nome. As letras ultimas do alfabeto grego “Alfa e Ômega”, tais letras declaram com muita precisão que Deus é tudo, o amor, o único de A a Z. Aqui esta a firme posição divina em ter controle absoluto sobre todas as coisas existentes.

Deus é apresentado por João com o titulo de “todo poderoso”, o seu poderio é sentido e visto sobre toda a humanidade, absoluto sobre toda historia. Poder real, vivo e pleno em força. (4:8; 11.17; 15.3; 16.7, 14; 19.15; 21.22).

REFERÊNCIAS:

BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2001.

BÍBLIA DE REFERENCIA THOMPSON. São Paulo (SP): Editora Vida, 1999, 11ª Ed.

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 1997, 4ª.

BÍBLIA DE JERUSALÉM - Nova Edição, São Paulo (SP): Revista e Ampliada. Paulus Editora, 2002.

LA BIBLIA que es, los sacros libros Del Vieio y Nuevo Testamento / Trasladada en español. - [Basilea: Thomas Guarin], 1569.

Joas Araújo Silva
Enviado por Joas Araújo Silva em 15/08/2012
Código do texto: T3831619
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.