QUANTO MAIS SE TENTA ENTENDER AS PESSOAS MENOS SE SABE O QUE SE PASSA DENTRO DELAS

É angustiante, sufocante e meramente desnecessário. Afinal por que as pessoas agem assim? Sempre escondendo algo, enfeitando para contar ou simplesmente inventando fatos que nada tem haver com o assunto em si. Mudando datas, escondendo viagens, ocultando ou inventando horários, deixam vir à tona aquilo que não é e esconde o verdadeiro fato, o sentido real da coisa.

Se for de extrema importância, se envolve gastos ou perdas que poderão ser evitadas, calem-se – não falem. Com certeza todos entenderão no momento posterior em que vir a tona. Entretanto, contar pela metade, como quem quer e não quer não leva a nada e ainda demonstra falta de confiança no interlocutor.

Algumas experiências com parentes e amigos deslancharam a criatividade deste texto. Tais experiências, no primeiro momento, não foram positivas, pelo contrário, despertaram sentimentos pouco nobres em relação a estes parentes e amigos.

Certas atitudes dessas pessoas, as quais considera-se tanto soa como se eles não confiassem suficientemente em seus amigos. Tais atitudes aceleram um processo de mudança interna em cada um de nós e o que parecia natural e espontâneo para nós começa-se a ocultar. Age-se do mesmo que as pessoas agem com a gente.

É um tanto difícil perder-se a espontaneidade, qualidade quase que inexistente no mundo moderno e competitivo. Mas, se essa perda se dá no ambiente do trabalho ainda se releva, mas, no âmbito familiar ou nos relacionamentos de amizade perder a naturalidade detona o encanto das relações.

É tão difícil falar de um assunto que está preso, que magoou muito sem dar exemplos. A vida de cada pertence apenas àquele sujeito. Aquela pessoa deve vivê-la em sua plenitude. E se traduz de forma diferente para cada um: se alguém parir um filho aquilo naquele momento é o fato mais importante para ela, se outra pessoa passar no vestibular aquele fato com certeza é o mais relevante naquele momento, alguém que faz uma viagem naquele momento esse é o fato mais importante para ela.

Pois bem, partindo daí, eis o questionamento: por que muitas pessoas se preocupam com tais fatos que acontecem na vida de outras? E ainda quando falam se esquecem de que o corpo também fala e ao se manifestarem entortam o canto da boca, gesticulam, fazem caras e bocas diante de assuntos que não lhe dizem respeito. Ainda desfazem com frases do tipo: “eu não gabo o gosto, isto já se passou por mim, não é mais novidade”.

Sim. Pode já ter passado tal fato em nossas vidas, mas, na vida daquele sujeito está se passando agora e todos tem o direito de viver suas experiências.

Já viram o que acontece no FACEBOOK? A galera toda charmosa, posta suas fotos de seus eventos, de suas experiências, de seus feitos, de seus amigos, de suas comidas (quem sabe postar estas fotos também é uma maneira de se divertir e de burlar suas crises e mazelas, o que é bastante saudável) e o outro fica só lá do outro lado “abelhudando”, comentando que fulano está gordo, está magro, está velho, com toda certeza entortando o canto da boca, gesticulando... Sempre com uma pitada de crítica maledicente... Afinal, para que isso? O pior é que por vezes é gente da família da gente, é amigo da gente, é gente nossa...

Quanto se tem acesso a estas informações o ar ingênuo e confiante que tinha se perde no espaço, com ele perde-se também espontaneidade e num próximo momento corre-se o risco de fazermos o mesmo com nossos amigos...

Cansamos de sermos enganados: afinal águem ia viajar e não queria nos contar, alguém comprou um vestido novo e escondeu alguém escondeu até mesmo aquilo que ia comer no almoço a título não sei de que, alguém escondeu a data da viagem. Entretanto, quando as descobertas acontecem outros corações se endurecem... É um círculo vicioso. Alguém sempre vai fazer isso com você. E fatalmente, mesmo que você não queira um dia vai fazer com alguém...

Sabe-se que não se vai mudar o mundo, mas, podemos ser melhores... Podemos não perder a espontaneidade dos relacionamentos, podemos amar o amigo ou o parente de verdade e para não cair no devaneio da mentira apenas não contemos o que não queremos, não inventemos histórias, não falemos mal por detrás... Entendamos que todos têm os seus direitos. Procuremos ter atitudes positivas diante de fatos importantes para os nossos amigos...Procuremos fazer o nosso melhor, a fim de que sejamos seres verdadeiros...

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 15/08/2012
Reeditado em 15/08/2012
Código do texto: T3832499
Classificação de conteúdo: seguro