A evolução no curto prazo conserva, no longínquo prazo cria


Nada há de diferente no que já foi igual ao que amanhã será. Somos animais em essência, somos mentalmente mais complicados e cerebralmente mais complexos, mas a natureza é conservadora, e em geral não faz projeto de nada do zero, aproveitando sempre o que já existe. Faz adaptações, dá novas utilidades ou funcionalidades, mas tende a aproveitar o que já deu certo do ponto de vista evolutivo (seja isto bom ou não do ponto de vista do projeto final): da adaptação, da seleção natural, da seleção sexual e da simbiose, e quem sabe agora da seleção social (ainda não tenho uma posição clara quanto a isto, mas não elimino sua possibilidade).
O mesmo vale para nosso cérebro, onde para desespero de alguns, a natureza não re-projetou o nosso cérebro, apenas manteve os circuitos originais e desenvolveu novos sobre os antigos, assim temos circuitos tipicamente mamíferos, e muito do nosso cérebro possui reflexo em nosso primo mais próximo, os chipanzés. É verdade que a natureza, por erros de cópia, propiciou circuitos novos, mas estes subsistem sobre circuitos antigos, e assim somos uma colcha de retalhos mental.
O corpo humano em geral, do ponto de vista de projeto de engenharia é muito falho, cheio de “bugs”, e de erros de projeto, mas é assim mesmo que a evolução atua, ela não tem um projeto (alias não possui projeto algum), não possuindo sequer  linha do tempo em busca da melhor alternativa. A natureza é cega, e a evolução apenas aproveita ou descarta adaptações que melhorem ou piorem a capacidade de deixar descendência, e não atua na busca de melhorias de projeto. Estamos assim longe de um projeto que chegue sequer perto de algo bom, inclusive, para tristeza de muitos, estamos distantes de um projeto maravilhoso, até mesmo porque a natureza, a menos da pura sorte, jamais trabalhará a busca de melhorias de projeto, ela trabalha a melhoria de adaptações, e da capacidade de legar descendência.
A natureza não busca a perfeição (nunca buscou), muito menos o ótimo, no geral ela é econômica e conservadora, até mesmo porque a chance ou probabilidade de que ao cometer um erro de cópia radical, assim mesmo produza, do zero, algo novo e útil para a adaptação, beira a total improbabilidade, ao contrário dos mínimos erros, com quase imperceptíveis adaptações, que ao longo de muitas e muitas gerações de descendência, pode a cada geração selecionar e dar maiores probabilidades de deixar descendência aos melhores adaptados, mas mesmo assim, para que a evolução permita “novos” projetos necessita de isolamento grupal, um grupo de animais que se separe geograficamente do grupo original, pode seguir ao longo dos tempos uma linha de erro/seleção diferente do outro grupo, e assim permitir após muito tempo termos uma nova espécie.
 
A evolução no curto prazo conserva, no longínquo prazo cria.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 20/08/2012
Código do texto: T3840803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.