PIOR QUE MAL LER


Pior que mal ler é atribuir ao texto um sentido que ele não possui.A coisa é curiosamente aberrante quando se trata de uma evidente tentativa de invalidar a verdade mesma do discurso do texto em questão : nada de errado na leitura crítica de um texto, qualquer texto, mas simular pouca familiaridade com o tema a fim de diminuir a força do que está claro é, para dizer o mínimo, má fé.As questões abaixo nada mais são que isso, uma canhestra tentativa de encontrar contradições a respeito do que a Bíblia diz a respeito de Jesus.

1.ª SUPOSTA CONTRADIÇÃO : Jesus prega a não violência ( Mt 5:22 e 5:39 ) e no entanto expulsa agressivamente os mercadores do templo ( Jo 2:15 ).

REFUTAÇÃO : A categoria do ‘erro’ aqui seria ignorância a respeito da natureza de Jesus.Um acesso de fúria num ser que abriga naturezas humana e divina não é exatamente um escândalo ou contradição, como também não o foram a fome, a decepção, a fadiga física e a morte.Supor contradição nesses fatos indica que o leitor não distingue muito bem não violência de tolerância com o erro.A imagem do ‘Jesus bonzinho sinônimo de Papai Noel’ talvez tenha muito a ver com essa recepção chocante do episódio.A Bíblia, no entanto, não tem qualquer compromisso com percepções convenientes e alienantes a respeito da pessoa de Jesus, ela o mostra como ele de fato é, sem cortes ou atenuantes.

2.ª SUPOSTA CONTRADIÇÃO : Jesus prega a boa convivência e a tolerância ( Mt 7:12 ) ao mesmo tempo em que ‘não tolera a doutrina dos outros’ ao afirmar que os que não recebessem seus discípulos teriam fim pior que Sodoma e Gomorra ( Mt 10:14,15 ).

REFUTAÇÃO : A questão aqui parece ser de compreender fundamentos doutrinários básicos do cristianismo ( Lei e Graça, Fé, Salvação, Pecado, Juízo, Livre-Arbítrio ) : não tem como contornar, leitura obrigatória de, pelo menos, Os Evangelhos e Cartas Paulinas) e a partir de então deduzir que o que Jesus estava colocando em prática naquele momento era o seguinte princípio : se eu me coloco fora do alcance da graça divina ( evidenciada através da Fé no Seu Filho ) assumo, inevitavelmente, a conseqüência devida à minha escolha, a responsabilidade é pessoal.Agora, a quem interprete ‘vender o próprio peixe’ como desrespeito à doutrina alheia, isso é lá outra história e não estará sozinho pois tais vitimismos andam muito em voga em toda parte, hoje.

3.ª SUPOSTA CONTRADIÇÃO : Sustenta a perpetuidade da Lei ( Mt 5:17 ) e no entanto colhe espigas no sábado, o que a contraria ( Mc 2:23 ).

REFUTAÇÃO : Novamente recomendo a leitura cuidadosa dos Evangelhos e Cartas Paulinas com foco no fundamento Lei e Graça.Colocando de forma sucinta ( em termos bem cristãos ) : a finalidade da Lei é Cristo e não o contrário, o ato ‘transgressor’ aqui trazendo a nu a inconsistência da religião baseada na letra morta, da qual nada ou pouco discerniam.

4.ª SUPOSTA CONTRADIÇÃO : Jesus ‘julgava-se Deus’ ( Mt 10:30 ), tendo consciência de sua missão (Mt 16:21 ), no entanto ‘sente medo’ e pede para que o Pai ‘o livre da cruz’ ( Mt 26:39 ).

REFUTAÇÃO : A fala de Jesus, ‘Meu Pai, se é possível, passe de mim esse cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres’( Mt 26:39 ), além de dar uma clara noção do grau de consciência que Jesus possuía a respeito de sua missão, traduz a sua humanidade e tudo a que ela o sujeitava naquele momento crítico, inclusive tristeza extrema ( o texto usado não fala de ‘medo’ ).Jesus era Deus e humano, sua missão não poderia ser levada a efeito senão daquela forma e ele sabia disso, mesmo quando se dirige ao Pai a respeito de tão amargo cálice – condiciona o seu querer à vontade do Pai e a ele se submete.

5.ª SUPOSTA CONTRADIÇÃO : Jesus ensina a caridade com discrição ( Mt 6:3,4) e no entanto diz ‘Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus’ ( Mt 5:16 ).

REFUTAÇÃO : Essa é meio aberrante...: no texto de Mateus capítulo 6 Jesus se refere claramente ao curioso hábito que os praticantes do judaísmo tinham, de se acompanhar ‘duma trilha sonora com música ao vivo’ no ato de esmolar, a hipocrisia da coisa toda merecendo a atenção do Mestre numa orientação bem específica.Já no texto de Mateus 5:16 não me parece que ‘vossas boas obras’ deva necessariamente ser entendido por ‘esmola’, o cristianismo pretendia ( pretende ) mais que isso, e o contexto é um discurso sobre conduta cristã e não uma retificação numa prática judaica tradicional.

6.ª SUPOSTA CONTRADIÇÃO : Jesus diz que ganhará o Céu quem crer nele ( Jo 3:36 ) e no entanto afirma que ‘dará a cada um segundo as obras’ ( Mt16:27 ).

REFUTAÇÃO : ‘Obras’ no contexto de Mt 16:24-28 é uma conseqüência da fé em Cristo, não há qualquer contradição,aqui, apenas um erro decorrente da leitura de um versículo isolado de seu contexto.



Israel Rozário
Enviado por Israel Rozário em 05/09/2012
Reeditado em 22/09/2012
Código do texto: T3866537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.