CUIDAR É PRECISO

CUIDAR É PRECISO

O ser humano se localiza sob a regência do tempo.

O tempo não é um puro percorrer, onde o passado vai ficando e o presente está sempre preocupado com o futuro.

O tempo é algo que faz história. Uma realidade onde todos os seres dotados de inteligência procuram ir em frente.

Os oprimidos buscam liberdade, os pobres mais dignidade de vida.

Os ricos lutam para não deixar o patrimônio que tem acabar.

Os tristes buscam soluções para se alegrarem.

Os trabalhadores buscam melhorias de salários.

As religiões pregam que o amanhã vai ser melhor.

Dessa maneira algo de concreto vai se solidificando: a história.

O tempo insinua um horizonte quimérico, uma obrigação de uma plenitude porvindoura para o ser humano efetivado e sonhador e assim vai...

O cuidado faz com que o espírito dê forma à pessoa concreta, dentro do tempo e do espaço, tornando-a cada vez mais sonhadora e esperançosa.

O cuidado produziu sua marca em cada ação da humanidade, pois é ele que dá sentido à vida e faz a pessoa ser mais humana.

Pois o cuidado faz nascer o ser humano abstruso, sentimental, solidário, afetuoso, interligado com tudo e amante de Deus.

Tudo o que há precisa de cuidados, inclusive os homens e mulheres.

E o cuidado vive do amor legítimo, da amabilidade, do carinho, da misericórdia, do convívio, da avaliação equitativa em todas as coisas. Sem cuidado, a tendência do ser humano, como da e mãe e pai terra é acabar.

Há uma ausência de cuidados por todos os lados na realidade em que vivemos.

Basta observar a qualidade de vida de muita gente e de muitos outros tipos de vida. Se a forma de vida está enfraquecendo, é porque está faltando cuidado.

Pessoas se empobrecendo, caminhando para o lado de baixo da linha de pobreza.

A degradação ecológica, fazendo com que o pulmão do planeta tenha um enfisema crônico. O crescimento exacerbado da violência. O desajeito de relacionamentos entre os povos.

E a cura desta enfermidade está dentro de cada ser humano. A conscientização não será feita para a vida vegetal ou animal, pois essas não são ameaças destruidoras. Aliás, parecem ser mais perspicazes do que as inteligentes.

É preciso que os povos descubram a essência da vida no planeta e com urgência.

É preciso que o cuidado seja emerso em todas as esferas, precisa ser adentrado na essência humana e mantido nas relações.

Somente o cuidado salvará o planeta e tudo o que há nele da extenuação.

É isso aí!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 05/09/2012
Código do texto: T3866824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.