CIVISMO = UTOPIA (07/09)

07/09/2012.

Vou à tv, ligo-a e junto do meu filho(8anos), vamos assistir ao desfile cívico militar em comemoração à Independência do Brasil...

Mas qual o meu espanto; do canal 2 ao 13(canais abertos), estava a programação normal e nos outros a cabo,etc, programações da rede. Até as tvs, Câmara e Senado estavam com reprises de debates e votações.

Mas hoje não é o dia em que se comemora a Independência do Brasil...

Cadê o desfile................

Achei o de Brasília no canal NBR.

E não é que teve o horário eleitoral gratuito!...

- FICO PENSANDO EM COMO DESPERTAR NO JOVEM O CIVISMO SE ISSO NÃO LHE É AO MENOS MOSTRADO; NÃO PASSA DE UTOPIA...

Há algum tempo existia no antigo ginásio as matérias OSPB(Organização Social e Política Brasileira) e Educação Moral e Cívica. Quando estávamos no 1º,2º anos e olhávamos os do 3º, 4º anos com seus livros das matérias mencionadas, ficávamos almejando chegar lá...E mais ainda, com o uniforme azul marinho, pasta 007 do primário, sonhávamos quando do Jardim de Infância; com o uniforme cinza chumbo, sapato colegial e mochila, sonhávamos quando do primário; com o jaleco branco e a prancheta, sonhávamos quando do ginásio e com a liberdade de ir como quiser na faculdade, sonhávamos quando do colegial... Isso não é saudosismo é constatação de fatos!

Sonhar com a Carteira Profissional aos 14 anos; o 1º emprego; estudar em escolas públicas, pois eram as melhores(existia uma seleção, um pré-exame para ingressar; admissão), escola particular era para os menos instruídos e problemáticos...

O jovem tem que conhecer a Moral Cívica, a Organização Social e Política do Brasil; conhecer a história; as entidades públicas e seu funcionamento; os documentos públicos; os por ques de tais figuras, seu simbolismo. Temos que passar para nossos jovens o valor de ser brasileiro; o valor das instituições e o valor de pertencer a uma delas.

TALVEZ ASSIM UM DIA...ELES NÃO SABERÃO MAIS DO 4 DE JULHO(EUA); MAS SABERÃO TUDO E AMARÃO O 07 DE SETEMBRO!

(PEREZ SEREZEIRO)

José R.P.Monteiro - SCSul - SP

serezeiro@yahoo.com.br

Perez Serezeiro
Enviado por Perez Serezeiro em 08/09/2012
Código do texto: T3871465
Classificação de conteúdo: seguro