É isso, meu caro, o amor.

Não há o que dizer. Explicações? Justificativas? Não sei, são todas muito confusas, em eterno conflito entre si. Mas é isso, meu caro, que nos deixa assim, atordoados. é isso que tem o sublime poder de nos fazer esquecer do mundo, e ao mesmo tempo, achar que o mundo inteiro conspira contra, ou até a favor. É isso que faz com que lágrimas de desabafo escorram livremente pela face, muitas vezes com um certo drama, exagero; mas sempre, com algum motivo entorno. É isso que nos torna detetives particulares, capazes de vasculhar 24h as mais diversas redes sociais, apenas para saber o que aconteceu durante o fim de semana, ou então, simplesmente para saber se está se cuidando devidamente. É isso que move o mundo, que possui os mais altos picos emocionais, por vezes com sintomas de bipolaridade momentânea, é claro. É isso, meu caro, o amor. Mas como algo pode ser tão grandioso, ser tão divergente? Não sei. Não há algo concreto que explique tal questão. Até porque, o que seria o amor? Seria ele a razão a qual sorrio? Ou então, o motivo que leva tantas pessoas a fins deploráveis, sem volta? Pois lhe digo, ele está em ambas situações. Porém, será que sabemos amar? Sim, creio que sim. Mas infelizmente, com dor no coração, é visto que o amor, atualmente, não possui mais o mesmo sentido. É tão fácil juntar três palavras em uma frase e dizer "eu te amo" pra alguém, mas será que é tão simples assim corresponder tal afirmativa, ser fiel a ela? Será mesmo o amor o sentimento que duas pessoas, recém conhecidas - inúmeras vezes apenas através de telas de computador - sentem momentaneamente? Desde quando é possível amar alguém em uma semana? Bom, quem sabe, até seja possível. O amor é isso, minha gente, não possui definições, restrições. Junto a ele, não encontramos um manual de instruções. Ele não possui o tal "modo de usar. Basta que saibamos identificá-lo e, quando constatado sua presença, nos entregarmos de corpo e alma, portas abertas a novos rumos, novos horizontes. Para isso, é de fundamental importância sabermos diferenciar o "amar" de "gostar, sentir atração, apaixonar-se". Até porque tais palavras possuem significados diversos. Quando se gosta de algo, de alguém, tem-se um carinho, um afeto pela pessoa. Faz você querer-lhe o bem e estar sempre por perto. Amor a primeira vista? Lamento informar, mas não, não existe. Como é possível amar alguém só por uma visão, sem ao menos conhecer seus gostos, seus desejos, sua personalidade? Quando tal feito acontece, presenciamos a paixão, a atração. E me diga, quem nunca se apaixonou na vida? E amar? Será que você já amou alguém na vida? Na verdade, o amor é muito amplo: Amor de pai, mãe, irmão. Amor de amiga, amigo. Amor de colega, de companheiro. Amor animal. Amor de idolatria, rodeado de sonhos. Amor... Amor de um para o outro, amor entre duas pessoas. Pois é, todos nós amamos , de alguma forma, mas amamos - ou ao menos deveríamos amar. Porque o amor não tem idade, não possui sexo, não escolhe raça, cor, nem religião. Quem foi que disse que uma pessoa de 12 anos não é capaz de amar? Arrisco dizer que há gente já no fim da vida que sequer provou o sabor de amar alguém, nunca teve o prazer de apaixonar-se. Cada um possui seu jeito de amar, de sentir e expressar tal sentimento. Se compararmos um casal de adultos e um de adolescentes, o amor não é o mesmo. Cada ser é um só, é próprio, único. Muitas vezes, pessoas casadas a mais de 10 anos não sentem tanta paixão quanto dois jovens juntos a um mês. O amor possui intensidade, é claro. O amor, por mais incompreensível que seja, é a melhor coisa no mundo. Não há ser na terra que nunca o tenha ouvido falar, que não o conheça. É ele quem nos faz tão feliz e, por vezes, tão tristes. Ele tem o poder de mexer com nossas mentes de forma estrondosa, inimaginável. Quando se ama alguém, se quer estar junto, compartilhar histórias, momentos, risadas. O amor faz com que nos tornamos dependentes de certas pessoas, bem como as drogas, causando certa abstinência à distância. Um fim de semana se torna meses, anos, séculos. Na sua ausência, sente-se vazio por dentro, como se algo estivesse faltando. Nos faz apossarmos de coisas, pessoas, como se fossemos donos de algo. Então, meu caro, apresento-lhe o ciúmes, a insegurança, o medo. Na verdade, o ciúmes nada mais é que aquele sentimento de perda, de que corre-se o risco de perder o que mais o faz feliz, e isso é horrível, acredite. Pior ainda é sentir tamanha agonia seguidamente, e não poder fazer nada, não saber como mudar. Implicância? Não, não é. Insegurança? Não sei, quem sabe. Medo? Sim, muito. Quando se ama de verdade, vive-se em conflito com o medo de perder a pessoa amada, bem como medo de perder um ente querido, viver sem a presença da mãe, por exemplo. Mas quando se ama de verdade, e se tem plena consciência disso, a insegurança vem, judia e castiga, fere e tortura, até que, finalmente, você se toca que é tudo atoa, porque se amamos alguém de verdade e nos preocupamos com o bem estar da pessoa, não tem o porque trair, sentir medo de ser "substituída". Não adianta, pode tentar até cansar, porque amor nenhum se quebra por um mero empecilho, por algo fútil. Amor nenhum acaba assim, do dia pra noite, em questão de segundos. É algo que se sente e que a cada dia que passa só aumenta, tornando-se cada dia mais intenso e prazeroso. Creio que o amor, amor de verdade, nunca acaba. Ele pode até adormecer, surgir novos; mas ele estará sempre presente em nossas memórias, em nossa vida. Acredite, ninguém está livre dele. Se já me apaixonei? Já, e muito. Se já amei? Sim, e amo. E é esse amor que me dá forças pra levantar da cama todos os dias, pra permanecer durante o dia com um sorriso no rosto. É ele que muitas vezes me faz sentir algo ruim, um aperto no peito. Mas ao mesmo tempo, em compensação, é ele que me faz tão feliz, que faz com que sinta borboletas no estomago só de te ver; que tem o poder de mudar meu dia apenas com uma palavra, só em ouvir tua voz. Quem sabe um dia isso mude, se transfira para outro ser. É impossível prometer algo eterno, até porque, ninguém sabe o dia de amanhã. Mas sinceramente, se puder escolher, escolho viver todos meus "amanhãs" contigo, ao meu lado. Aquele desejo de parar o mundo e permanecer por horas contigo, só te observando. Aquele desejo de passar todos os dias restantes de minha vida ao teu lado, sendo feliz contigo. Sabe, é tão bom sentir aquele frio na barriga, aquela sensação de prazer em um olhar, sorrisos bobos que surgem repentinamente em mim e insistem em ficar. Só de lembrar em você eles surgem. Ouvir teu nome me causa arrepios, me remete a tudo que já vivemos e que ainda viveremos, juntos. Não existe algo no mundo capaz de expressar sentimento tão arrebatador, e quisá, esta seja a parte mais excitante do amor, o mistério. Um sentimento oculto dentro de nós mesmos, mas presente em cada ato realizado. Pois é, o amor é algo incrível, algo que não há palavras capazes de classificar. Algo que, simplesmente, não se explica, se sente. Enfim. É isso, meu caro, o amor.