O que é Cultura?

Preciso dizer que a minha visão do que é cultura mudou muito desde que cheguei à faculdade. Através das aulas de Antropologia, Filosofia e Cultura Brasileira que tivemos, meus horizontes muito se ampliaram, mesmo assim reconheço que minha capacidade de definir o que é cultura, ainda parte de um ponto de vista muito limitado, com certeza, o que mesmo assim não me impede de me lançar nessa reflexão.

Cultura é o conjunto de conhecimentos herdados e adquiridos pelo indivíduo, dentro da sociedade em que ele convive. A cultura pode fazer parte do dia a dia de uma comunidade sem que ela necessariamente se dê conta disso, mas a cultura existe em todas as camadas sociais ainda que em níveis de percepção diferentes, pois, cultura não é só o que se estudou na escola ou no curso superior, cultura inclui o conjunto de habilidades especificas de todo ser humano, quer seja, em aspectos sociais ou artísticos; sendo assim podemos falar de cultura pré-histórica quando o homem começa a delinear os primeiros traços de civilização, podemos falar de cultura indígena e claro, cultura brasileira,etc.. Cada povo tem sua cultura de alguma forma transmitida a seus descendentes através dos tempos, e esse fato podemos estudar ao longo da história da humanidade, e foi isso que diferenciou o homem dos animais, a sua forma de produzir e difundir cultura.

Existe uma forma equivocada de pensar, que crê que somente quem estudou muito tem cultura, ou que, somente a arte e o exercício das artes em geral seja cultura, ou ainda, que um povo tem cultura e outro não tem. Mas falar de cultura pode abranger desde a forma como hoje dormimos (em camas) ou comemos (com talheres), até a nossa culinária local (regional ou nacional), assim como pode expandir estudos sobre os estilos de épocas como compreender obras de arte tais como pinturas, esculturas, construções arquitetônicas, etc... enfim, cultura é um campo vasto e abrangente, e ainda possui muitas lacunas mais a serem exploradas.

Na área de cultura brasileira, existe uma certa dificuldade de definir exatamente o que é, ou não, essencialmente o legado cultural do nosso povo. Ainda mais difícil tentar apresentar esse conjunto em termos de uma identidade cultural nacional, pelo fato de termos sido colonizados por povos europeus que aqui deixaram suas influências, e pela introdução massiva dos povos africanos (várias nações diferentes) na época da escravidão, e ainda, no período pós-abolição, com a chegada dos imigrantes, italianos, japoneses, judeus, alemães; temos recentemente a massificação da cultura americana em nosso país, como fator digno de nota, enfim, toda esta diversidade cultural passou a fazer parte hoje do nosso patrimônio, porém, ou talvez, porisso mesmo, se torna difícil afirmar que certos aspectos culturais adquiridos possam ser considerados como tipicamente brasileiros. Nesse sentido ainda precisamos avançar e aprofundar nossas pesquisas, a fim de compreendermos melhor o assunto mas poderiamos dizer que devemos a todos esses povos a riqueza das nossas raízes culturais que proporcionaram toda esta maravilhosa e gigantesca pluralidade cultural.

Miss Jade
Enviado por Miss Jade em 29/09/2012
Reeditado em 29/09/2012
Código do texto: T3906717
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.