O processo de expansão e difusão da cultura

O processo de expansão e difusão da cultura através do globo e ao longo da história da humanidade tem sido na grande maioria das vezes profundo e doloroso. Muitos povos tiveram seus costumes e membros praticamente varridos da face da terra, por mero desconhecimento de uma forma mais racional de como lidar com a questão da pluralidade de culturas na época do confronto objetivo dessas diferentes realidades.

Este fenômeno pode ser observado mais comumente em épocas de guerras, quando uma determinada nação, invade e domina a outra de uma forma a impor a sua cultura e destruir aquele povo e consequentemente a sua cultura, como foi o caso da expansão do Império Romano, por exemplo. Também o caso da colonização pura e simples, como foi o fato vivenciado por muitos povos indígenas da África, América Central e América do Norte e também do Brasil, por exemplo, à época das grandes navegações. Não menos relevante, mas em uma escala diferenciada, podemos citar também o avanço da industrialização e o crescimento súbito e exponencial das cidades, com suas grandes fábricas atraindo pessoas de todas as partes, que traziam na sua bagagem cultural valores que foram totalmente esmagados pela frieza do capitalismo selvagem.

Contudo, a análise contextualizada da brutalidade real dos resultados provocados por tais atitudes extremas no passado, passam a trazer luz ao atual estado de consciência histórica e cultural da humanidade. Permite provocar uma percepção mais aguda da necessidade de os povos e culturas virem a interagir, e se respeitarem mutuamente. O encontro destas diversidades de pensamentos, costumes, práticas religiosas, artísticas, políticas, enfim, todo este universo sócio-cultural de ambiguidades, passa a ser para o “outro”, como uma “revelação” ou seja, ao contrário de ocasionarem oposição um ao outro, passa a despertar em ambos os povos a curiosidade e o convite à exploração e conhecimento mais amplo e direcionado.

Ao refletirmos sobre alguns acontecimentos ao longo dos últimos anos, podemos notar uma mudança mesmo que sutil de pensamento. Cada vez mais a humanidade tem dado passos em direção a este diálogo entre as nações, muitos esforços tem obtido grande êxito nesse sentido; é possível que em breve os resultados positivos do amadurecimento deste processo, venham cada vez mais proporcionar a tão sonhada mescla de culturas que acima de tudo subsistam como um todo e respeitem-se entre si.

Miss Jade
Enviado por Miss Jade em 29/09/2012
Código do texto: T3906762
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.