A R G U M E N T O



Eis, aproximadamente, o que parece ser uma leitura do Argumento do Motor Imóvel, de Aristóteles, citado por Olavo de Carvalho em seu programa True Outspeak, em resposta a um ouvinte que pede uma prova filosófica da existência de Deus :


 
Se um dia houve o que hoje chamamos Big-Bang e o universo passou a existir é porque determinadas forças se agregaram em determinada proporção matemática capaz de produzir esse efeito.Se isso aconteceu em determinado momento é porque essa proporção matemática já era válida para produzir esse efeito desde muito antes que ele se produzisse.Todos os fenômenos da natureza expressam proporções matemáticas que são válidas antes da manifestação desses mesmos fenômenos.A totalidade de proporções matemáticas que regem o cosmos existe eternamente, muito antes da existência do cosmos (inclusive as proporções que permitam que um animal dotado de cérebro com características específicas pense que tem consciência) é o Logos Divino, que preside o universo.Dado que aquilo que é real é, por definição, possível, o esquema total das possibilidades realizáveis é o Logos Divino e ele necessariamente preexiste à existência da própria realidade cósmica.


 
A existência de um ser Onipotente, Onisciente e Onipresente está dada pela simples existência da realidade ( não é contestável visto ser impossível provar que não há consciência dentro da realidade, ou autoconhecimento; o autoconhecimento do indivíduo pressupõe autoconhecimento no universo ).Onipresença e Onisciência são auto-evidentes.



Israel Rozário
Enviado por Israel Rozário em 04/10/2012
Reeditado em 04/10/2012
Código do texto: T3916210
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.