Meu olhar sobre a fotografia.

A fotografia não tem regras, porque regras me remetem somente á racionalidade, o que me leva a crer que independe de emoção. E a meu ver, escrever com a luz é simplesmente o contrário, é enxergar com o coração. Por outro lado, a razão faz-se necessária. Penso que a fotografia é a arte da racionalização do emocional. Isto porque, não basta sentir, é necessário utilizar da técnica e da lógica, pra expressar um olhar ou uma emoção.

Então fotografia, é a junção do que conhecemos, com o que sentimos... E é incrível pensar que há a possibilidade de emprestar a minha visão para outros olhares, bem como enxergar novas percepções através de outrem.

Há um objeto ou um lugar, estáticos...Esperando, por cada pessoa, carregando consigo suas histórias, sua bagagem cultural, seu conhecimento e visão para com o mundo. E dentre todas estas, possa ser que não haja uma imagem se quer idêntica, porque há na fotografia a subjetividade do olhar e as particularidades de quem está construindo aquele momento ou instante de luz.

Dentre todas as possibilidades desta arte, há uma delas capaz de contar histórias. É o "congelar do tempo", uma fração de segundo que seja, um momento importante, outros nem tanto assim, mas que nos detalhes, nas pequenas ações são capazes de reproduzir o filme de uma vida inteira. Chega a ser mágico pensar, que após o simples barulho do obturador, guarda-se um momento que logo fará parte de um pretérito, e se tornará uma recordação, um fragmento concreto da memória.

Tatiana Espíndola
Enviado por Tatiana Espíndola em 07/10/2012
Reeditado em 19/12/2021
Código do texto: T3921056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.