Filme "Mentes Perigosas" - Reflexão sobre a arte de ensinar, professores os mestres da vida!

Um filme que esplendidamente alude à importância da formação educacional para o embate da vida e da realidade diante do que realmente é viver no mundo real, assim o filme Mentes Perigosa se passa em um enredo na periferia da sociedade America.

O foco principal do filme reporta-se para uma professora que diante de uma sala de aula repleta de alunos problemáticos, se depara com o desafio de transforma-los em pensadores críticos e ávidos leitores através de uma didática informal e ao mesmo tempo mediada por preceitos voltados para as necessidades de cada um deles em uma constante esperança de motivar as suas perspectivas para uma vida melhor.

Quando ela começa a reconhecer as necessidades de cada um deles, através do investigar de suas vidas, é possível através da empatia, do dialogo inteligente e persuasivo, modificar as suas maneiras e instiga-los a duvidar de seu próprio potencial como indivíduos, incentivando-os a uma nova projeção do que a vida tem a proporcionar quando nos tornamos pessoas detentoras de conhecimento.

O preconceito para com aquele pequeno grupo dentro da escola foi um desafio que tentava desmotivar a incitação de conseguir mudar a realidade desse grupo juvenil, isso só a motivava mais ainda, pois a sensação de torna-los decentes era o que motivava a empreitada de fazer a diferença como professora, como mulher!

Ao final, com o impedimento do assassinato de um aluno falho, ocasionado justamente pela não intervenção da própria instituição educacional, ela se vê impotente diante da tristeza que acomete todos os seus feitos, fazendo-a desistir, entretanto, no decorrer de sua partida os alunos começam argumentar decodificando as poesias que ela tanto ensinara com significados para o não desistir, pela escolha a ser feita e pela luz que ela se tornou na vida de cada um deles.

Refletir sobre este filme me fez perceber o tão quanto os professores são importantes para o nosso desenvolvimento como pessoas, indivíduos, seres humanos! É uma vergonha em nosso país viver diante do que eles passam em busca de seus direitos, diante de um Brasil que só chegou e só ira chegar a um patamar digno à frente do mundo quando houver o reconhecimento desses mestres da vida.

Fernando L. Oliveira

Marcopolo
Enviado por Marcopolo em 07/10/2012
Reeditado em 10/10/2012
Código do texto: T3921110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.