Em Extinção

A um garoto foi designada a missão de descrever a união, e como garoto não foge de um desafio ele rapidamente pegou algumas folhas de papel e um lápis.

Passou o primeiro dia sem que nada tivesse sido escrito, ele achava ser um assunto como qualquer outro que facilmente pode ser explanado.

Logo, também se foi o segundo dia, e, após ele, vários dias e muitas semanas, porém nada havia sido impresso nas folhas de papel.

Ao se aproximar do dia marcado para a apresentação do tema união, o garoto resolve escrever. Não sabia ele que estava diante de um grande problema.

Começou a pensar no assunto, tentou falar algo sobre a união, e nada merecia ser registrado. De repente uma idéia surge em sua mente, ele decide pesquisar exemplos que expressem a união. Foi quando apareceu outro problema, precisava saber qual a definição da palavra união, ficou surpreso ao perceber que a soma de forças é uma forma de união.

Antes de ficar sabendo dos outros significados da palavra união, o jovem saiu à procura de exemplos onde duas forças se juntam para o mesmo fim. Olhou por cima de seu ombro e girou seu corpo até completar um ângulo de 360º, nada viu. Foi à sala e notou que seu pai estava vidrado na televisão, sua mãe na cozinha, sua irmã lendo revista de fofoca e seu irmão nem piscava diante de um jogo no computador. Já que dentro de casa não tinha visto nenhum sinal desta tal união, resolve sair para caminhar.

Andando pelas ruas do seu bairro ele nem sinal viu de união, ninguém estava dando força a outro alguém em prol de um objetivo comum. Ao perceber que não é tão comum encontrar rastos de união o jovem começa a se preocupar, decidido ele vai mais longe.

Após caminhar por vários bairros, se vê fora da sua cidade, mas ele é jovem, cheio de força e movido pela esperança de se encontrar com um exemplo de união segue em sua missão.

Era a primeira vez que ia tão longe em busca de algo. Muito cansado e quase sem fôlego decide parar um pouco para descansar, enfia a mão no bolso e tira um pouco de dinheiro, e resolve beber alguma coisa matar sua sede e ganhar um pouco de força para continuar sua busca. Entrou em um bar e pediu um suco de laranja, pagou se sentou em uma mesa mais reservada, olhou o interior do bar e mesmo sendo muito novo, notou que ali estavam muitas pessoas, mas que não tinha sido a união responsável por haver tanta gente em um mesmo lugar. Sentiu que naquele lugar o clima era pesado e hostil, antes mesmo de terminar o suco ele saiu do bar.

Em uma cidade bastante movimentada ele se sente sozinho e com medo, tanta agitação e ninguém parecia estar motivado a se unir com ninguém. Triste e com medo resolve voltar para casa, já vai anoitecer, ele imagina que sua mãe esteja preocupada.

Na volta para casa toma um caminho diferente, por ter caminhado quase o dia todo, seus passos não tem tanta pressa. Com o cansaço e a caminhada se distrai e nem se lembra o motivo de ter saído de casa.

Antes de chegar ao caminho que costuma a usar um som começa se aproxima do garoto, ele nota que o som vem de longe e que é repetitivo, e logo vai ficando mais forte e perto, sem força e quase no mundo da lua de tão distraído e no escuro não consegue identificar o som. O som repetitivo fica ainda mais perto e com mais força, é neste momento que ele começa a sentir medo e dispara numa corrida desenfreada, sente que em poucos segundos será pego pelo... Pelo trem, mais do que depressa o garoto pula para o lado e mesmo assustado começa a rir sozinho, como podia ter se esquecido que debaixo dos seus pés era uma linha de passagem para o trem? Estava tão cansado que nem reconheceu o som do trem.

Já está tarde quando ele se aproxima de sua casa, como medo de sua mãe brigar abre o portão bem devagar, antes de fechar novamente o portão observa que no muro da sua casa passava uma linha preta e pontilhada e os pontinhos subiam e desciam, chegou o rosto mais perto e viu um fila enorme de formigas subindo e descendo. Entrou em casa e nas pontas dos pés ele foi até o banheiro e tomou um bom banho, porque está muito tarde só ele está acordado ainda, e cheio de fome vai ao fogão e come a comida fria para não fazer nenhum barulho.

No outro dia perde a hora e não vai estudar, sua mãe já foi trabalhar, seu pai também já está no trabalho, sua irmã ainda está no quarto e seu irmão foi a escola e nem o chamou para irem juntos.

Não demorou muito para se lembrar do texto que precisava ser escrito, isto o fez ficar triste porque no dia anterior ele andou a tarde toda e uma parte da noite tentando desenvolver um texto com o tema união e nada foi escrito. Nervoso e quase chorando se pergunta – onde posso encontrar união? – Qual é o símbolo que representa união? Ele começa a lembrar dos lugares que passou e das coisas que viu, as únicas coisas que ficaram marcadas em sua mente foram: o cansaço, o momento que correu do trem, e as formigas no muro.

– Agora entendi, diz consigo mesmo.

– O trem, e as formigas serão usados no meu texto, reflete o garoto.

Ele pode notar que o trem é um bom exemplo de união, os vagões organizados em uma fila se movem no mesmo ritmo indo na mesma direção, juntos os vagões levam um quantidade enorme de carga, e se mantém alinhados a fim de chegarem todos ao mesmo destino.

As pequenas formigas em seu espírito de equipe fazem um grande trabalho, juntas e motivadas pelo mesmo objetivo são capazes de estocar alimento para passarem o rigor do inverno, sua organização é um exemplo de união e pacto de aliança, elas se respeitam e trabalham cada uma em sua função para o bem de todo formigueiro.

No outro dia o pequeno garoto chegou cedo a escola e apresentou sua redação e obteve boa nota.

Para o garoto houve um final feliz, ele conseguiu vencer mais uma etapa da vida, aprendeu com as máquinas e os insetos o significado da palavra união. O triste é pensar que o ser humano não tem sido símbolo de união, de integração de forças para o um bem comum.

Podemos mudar a postura do mundo se juntos nos unirmos para o mesmo fim. O garoto teve que ir longe na busca de união, mas quando voltava para casa foi que entendeu o sentido de união, a importância de ajuntar forças.

Se houver iniciativa e resignação a união se fará também entre nós os seres pensantes.

Somos dotados de habilidades diversas, em uma equipe reside força maior do que há em um individuo.