Além-que

Há um ano escrevia algo a respeito do futurismo, ou seja, a compreensão conforme a qual a vida vivida no presente sempre tem um 'além-que' para ser vivido sem o qual o presente não pode ser realmente vivido como se deve. Assim, se perde a oportunidade de viver a vida que se apresenta. Ora, radicalmente pensado esse tipo de pensamento, de fato, é algo muito estranho, uma vez que se postula o viver num 'além-que' aniquilando o presente, isto é, o 'viver-cá'. Então, nesse sentido merece ser melhor compreendido a fim de que não se permaneça estagnado numa esfera de viver puramente imaginado.

Por outro lado, esse tipo de pensamento que olha para o 'além-que' pode ter a condição de forçar a vivencia do presente impulsionando-o para um 'amanhã' sem o qual o hoje se torna insípido.

Com isso fica dito que se faz necessário pensar uma maneira de conciliar essas duas maneiras de pensar, além-que' e 'viver-cá', de modo a que nenhuma se torne máxima de vida, posto que o exacerbamento de uma perspectiva (futurismo) resulta numa negação do presente. Por seu turno o atrofiamento dessa mesma perspectiva resulta num presentismo sem forma e insípido. Há que pensar uma forma alternativa.

Talvez essa forma nao seja nada além de un funcionamento realista da situação na qual se vive.

Dranem
Enviado por Dranem em 02/11/2012
Código do texto: T3964859
Classificação de conteúdo: seguro