Pessoas descartáveis !?

Em plena era do conhecimento, é interessante notar que a humanidade está voltada para informações de todos os tipos, mas que não consegue selecionar tais informações para o próprio bem. São poucas as pessoas que buscam o conhecerem a si mesmas, de modo a ter acesso ao mais profundo de seu ser. Aliás, alguns dizem que isso é desperdício de tempo e que não conduz a algo prático.

O problema é que todos se voltam para o TER e não o SER. Assim, o ciclo "capitalismo selvagem + consumo inconsciente + tempo=dinheiro + pessoas descartáveis" se reproduz a cada dia, com maior intensidade. Vou explicar melhor: as pessoas só se sentem realizadas quando são economicamente ativas, pois o poder de compra substituiu o autoconhecimento e a verdadeira felicidade; o consumo de coisas, muitas vezes fúteis, substituiu a busca pelos valores universais e atemporais; as relações virtuais substituíram abraços calorosos e francos apertos de mão. Tudo ficou tão artificial e superficial, que até as pessoas são tratadas como coisas, e há uma filosofia cruel que fomenta a "descartabilidade" das pessoas cujo lema é: "Ninguém é insubstituível".

Pois bem, eu simplesmente não aceito esse lema desprezível, uma vez que ele anula a subjetividade e a riqueza que cada ser tem em seu interior. Essa filosofia, mecanicista e excludente, trata seres humanos como meras peças de reposição. Ela é adotada, unanimemente, em diversos espaços: nos lares, nas escolas, até mesmo nas igrejas. Entretanto, onde ela reina, poderosamente, é nas empresas. Se um funcionário não bate a meta, corta! Ninguém se interessa em saber se o funcionário atravessa um momento ruim ou se está com dificuldades pessoais. Ninguém ajuda o seu semelhante a resolver a causa do problema, mas enxergam a pessoa como o problema.

Cansei de ouvir a maldita frase "Ninguém é insubstituível". Se fôssemos meros objetos... ainda assim, poderíamos ser reaproveitados, jamais descartados! É bom que usemos os 3 R em nossa vida pessoal também: REDUZIR o lixo mental, RECICLAR o nosso olhar sobre as coisas e REUTILIZAR nossa capacidade crítica e reflexiva.

Cada ser é INSUBSTITUÍVEL! Ninguém foi feito a partir de uma fôrma. Fomos feitos à semelhança Daquele que está, ao mesmo tempo, acima e dentro de todos. Aos olhos de Deus Pai, não há melhores, nem piores: cada um é o que é. Falta, apenas, que cada pessoa descubra sua verdadeira essência. Somos diferentes, mas não somos desiguais.

O princípio do amor divino é uma corrente que nos faz compreender que somos interdependentes. Cada elo tem seu próprio formato, mas todos são necessários para dar força e sentido à corrente.

É por isso que concordo com o Dr. Augusto Cury, pois realmente, todos nós somos INSUBSTITUÍVEIS.

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP)
Enviado por Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP) em 04/11/2012
Reeditado em 24/01/2013
Código do texto: T3968186
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.