Uma atitude mesquinha

Uma atitude mesquinha e bastante cruel é insistir em relembrar uma pessoa de erros que ela cometeu antes. Se alguém fez ou está fazendo tratamento contra drogas ou alcoolismo, tomou algumas decisões erradas ou fez alguma outra coisa no seu passado, parece que sempre haverá alguém para insistir nesse assunto desagradável, que mostra uma natureza venenosa e sem nenhuma generosidade. Por que não deixar a pessoa em paz? Caso a pessoa tenha se corrigido ou esteja se esforçando para melhorar, por que feri-la o tempo todo, como se ela não tivesse o direito a recomeçar nem merecesse crédito? É bom não esquecer que, quem mais sofre por seus erros é a pessoa que os comete. Quem já foi viciado em drogas e hoje está reabilitado sempre fala de como é maravilhoso ter novamente o controle sobre as próprias emoções e no quanto se arrepende por ter causado sofrimento aos demais. Não é justo insistir em tocar no assunto, principalmente porque, se uma pessoa tem consciência, ela já vive atormentada pelos remorsos e não é nada bom ficar a falar do que ela fez, como se o fato dela ter errado nos desse o direito a espezinhá-la e feri-la sempre. Isso nos recorda a velha história da mulher apanhada em adultério. Pelo que podemos ver, as pessoas, desde tempos primordiais, adoram condenar os outros, acusando-os e estigmatizando-os, mas esquecem que elas não são perfeitas e também cometem muitos erros.