Retirem o "Deus seja Louvado"

Na minha opinião, não faz diferença nenhuma ter ou não ter o nome de Deus nas cédulas de dinheiro do Brasil. Porém, como o Estado é separado de qualquer religião, não podendo privilegiar esta ou aquela crença, as cédulas não podem conter o nome de Deus, haja vista o dever constitucional de respeitar qualquer convicção religiosa ou filosófica.

Não faz sentido, alguém que não acredita em Deus, ser obrigado a se deparar com uma manifestação de vontade que privilegia determinada parcela crente em Deus. O próprio Jesus defendeu a laicidade quando disse: “Daí a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus.” O “Deus seja Louvado” tem que estar gravado “em nossa alma e em nosso coração” e não em um papel comercial. Também penso que o Nome de Deus é sagrado e não deve estar em algo tão sujo e profano como o dinheiro. Se o “Deus seja louvado” for retirado das cédulas ou não, em nada vai mudar as coisas em nosso país. Quem acredita continuará acreditando e quem não, não acreditando.

No entanto, colocando de lado minhas convicções filosóficas, respeitando o direito de todos e olhando a questão com bom senso e prudência, sou a favor de que retirem o “Deus seja louvado” das cédulas do real.

Iziquiel Alves
Enviado por Iziquiel Alves em 15/11/2012
Código do texto: T3987726
Classificação de conteúdo: seguro