DISCRIMINAÇÃO CONTRA OS FUMANTES!

Vejo com bons olhos a proibição de propagandas de bebidas alcoólicas e de cigarros. Merece aplausos a proibição de se fumar em locais fechados e onde estejam presentes outras pessoas. Afinal de contas, fumar passivamente não é muito diferente de quem o faz de forma ativa.

Com tais medidas, penso que os fumantes, em sua totalidade, concordam.

Mas, assim como não é de bom tom fumar perto de não fumantes em locais fechados, muito menos o é certos exageros que são cometidos contra os fumantes.

Ora ora, muitos fumantes se viciaram em momentos de suas vidas nos quais eles não tinham ainda total consciência do mal que o cigarro provoca. Quando se conscientizaram, o vívio já estava instalado...

Já vi muitos especialistas dizerem que um dos vícios mais difícieis de se deixar é o da nicotina.

Há muitos fumantes que já tentaram, e muito, parar de fumar. A síndrome da abstinência, porém, os venceu. Tais pessoas sofrem com essa relidade. Sabem perfeitamente que caminham para um precípicio, mas não têm forças suficientes para impedir que suas pernas teimosamente andem em direção a ele.

O que não faltam, porém, são pessoas para ferir e magoar o fumante e tornar a angústia dele ainda maior. Todos têm direitos a adoecer e a procurar o diagnóstico preciso de sua enfemidade, que pode ter ene etiologias, dependendo do tipo da doença. Mas, o fumante, não, qualquer problema de saúde que tenha, médicos mil abundam por todos os lados acusando o cilindro venenoso como a causa do problema do coitado do fumante, que logo é tido como culpado pela própria enfemidade. Algo parecido que sofrem os que bebem.

A doença do vício de quem fuma não é contagiosa; estar próximo do fumante não leva o não fumante a contrair o vício. O vício do cigarro não contamina. O fumante não é um leproso ou um tuberculoso, não, para ser tão discriminado. E mesmo que fosse, ele não perdeu a dignidade humana nem deixou de ser cidadão, não!

É necessário um pouco de sensibilidade e sensatez em relação aos fumantes, principalmente quando eles são vítimas de alguma doença.

Pedro Cordeiro
Enviado por Pedro Cordeiro em 15/11/2012
Reeditado em 21/11/2012
Código do texto: T3987951
Classificação de conteúdo: seguro