PENSO

Se eu penso que penso o que estou pensando, ou é porque eu realmente penso, ou pelo menos porque penso que pensando no que penso, sou eu quem pensa, e assim penso que tenho domínio, controle e total consciência do que estou pensando, não sendo um mero ator pensante, mas uma espécie de diretor executivo do que penso que estou pensando que penso. Muitas vezes somente penso pensamentos soltos, sem realmente pensar, penso pensamentos fugazes, pensamentos induzidos, pensamentos catequisados, pensamentos de outros que penso serem meus pensamentos, pensamentos sem verdadeiro pensar, pensamentos perdidos no nada do que penso, pensamentos que me enganam como pensador que sequer sabe pensar, ou que tem medo de realmente pensar, e vive assim repetindo pensamentos frágeis, e perdidos na catequese coletiva dos que me convencem a pensar o que penso, crendo que penso porque domino os pensamentos de meu pensar.

O pensar é sempre subjetivo, mas posso pensar como mero espectador, ou como construtor do que penso, posso assim pensar sem verdadeiramente ser eu o que pensa, apenas deixando que os pensamentos fluam ou me induzam, ou me pervertam o pensamento, porque pensando que sou eu quem pensa, na verdade muitas vezes penso o que desejam que eu pense, pensando assim que sou eu o pensador ativo e não um mero passivo no ato de pensar, sem realmente pensar. Posso assim pensar de verdade, de forma lógica, racional e metodológica, posso questionar o que penso e pensar no que questiono, ou posso fingir que penso, pensando o que já está pensado, e me iludir no pensamento de que penso naquilo que penso.

Se não penso para agir e transformar, se não penso para me revoltar pelo que de desumano a vida real constrói, de nada me adianta pensar, e assim pensar sem agir, pensamento sem ação e transformação é como sonhar, pode ser belo, lindo, complexo, brilhante, mas de nada serve para o mundo, serve apenas para me iludir de que basta pensar.

Por isto pense, mas pense para agir, para transformar, para reconstruir um social humano digno e livre de pensamentos amarrados, limitados por catequese, bloqueados por preconceitos e mesquinhos frente a pujança do que podemos realmente pensar e agir, .

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 17/11/2012
Reeditado em 17/11/2012
Código do texto: T3991145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.