A ACEPÇÃO DE PESSOAS

ACEPÇÃO DE PESSOAS (Tiago 2.1-12)

Acepção: é fazer julgamentos e estabelecer diferenças baseadas em considerações externas, tais como: aparência física, status social, religião, raça, etc.

Vou começar afirmando: Deus não faz acepção de pessoas, e você?

Veja o que a Palavra de Deus diz: “Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade, nem aceito o suborno”. (Dt. 10.17).

Todos são iguais perante Deus... “Pois em Deus não há parcialidade” (Rm. 2.11).

Vivemos em uma época de “adoradores extravagantes”, “apaixonados por Cristo”, mas também vivemos em um tempo de igrejas preconceituosas, pseudo-cristãos que cometem atos de acepção, que desprezam os viciados, os pobres, etc.

Reflita agora, você é preconceituoso? Você faz acepção de pessoas? Não sei se você é cristão, mas baseado nos textos bíblicos acima te digo: “A acepção de pessoas é incompatível com a fé do cristão”.

Neste texto de Tiago 2.1-12 veremos três advertências sobre a acepção de pessoas, a saber:

1ª ADVERTÊNCIA: A ACEPÇÃO DE PESSOAS NÃO É UMA ATITUDE PRÓPRIA AOS CRISTÃOS (V. 1)

Um favoritismo baseado em aspectos externos é incompatível com a fé cristã. O Evangelho de Cristo derruba as barreiras de nacionalidade, raça, classe, gênero e religião (Gl. 3.26-28).

Não pode sequer ter comentários sobre acepção de pessoas dentro da Igreja de Cristo. O amor ao próximo proíbe a igreja de Cristo de discriminar qualquer pessoa que entre por suas portas. (Lv. 19.15)

2ª ADVERTÊNCIA: A ACEPÇÃO DE PESSOAS É BASEADA EM CRITÉRIOS ERRADOS (V. 4)

Muitos crentes, não somente conferem a si mesmos o papel de juízes, pior que isto, eles tomam decisões segundo padrões não cristãos e mundanos. As pessoas crentes ou não crentes, não devem ser avaliadas pelos cristãos de acordo com os padrões do mundo.

A discriminação contra as pessoas seja por causa de vestuário, nacionalidade, classe social ou raça é uma clara violação do amor sem fronteiras ao qual Jesus nos chama. (Lc. 10.29).

3ª ADVERTÊNCIA: A ACEPÇÃO DE PESSOAS É PECADO (V. 9)

“Tiago argumenta que a acepção de pessoas é um pecado contra o mandamento do amor e que este mandamento é o que governa aqueles que professam fé me Cristo Jesus”.

Aquele que comete acepção de pessoas transgride os ensinamentos bíblicos, e aquele que pratica o pecado e não ama o seu semelhante não tem o Espírito de Deus (1° Jo. 3.8, 10).

Devemos lembrar que aqueles que fazem acepção de pessoas, quer seja por motivo de raça, nacionalidade, status social, etc. Não amam o próximo e tem uma fé cristã mentirosa (1° Jo. 4.19-20).

“A lei do amor ao próximo deve servir de padrão para as palavras e atos do cristão”.

CONCLUSÃO:

Para concluirmos gostaria de deixar o versículo de Romanos 2.21-24, pois sei que muitos que lêem este texto são cristãos, e muitas vezes falam de seu amor a Deus e ao próximo, mas tem um coração maldoso, que julga, faz acepção, e condena as pessoas.

Rm. 2.21-24: “E então? Você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega contra o furto, furta? Você que diz que não se deve adulterar, adultera? Você que detesta ídolos, rouba-lhes os templos? Você, que se orgulha da Lei, desonra a Deus, desobedecendo a Lei? Pois, como está escrito: ‘O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês’”.

DESAFIO: “Mostre o seu amor a Deus e o amor de Deus que está em você, através de uma atitude imparcial, sem preconceitos e acepções, diante de todos.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 24/11/2012
Código do texto: T4002043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.