Egoísmo da Gênesis

Todo ser por natureza é egoista, isso fazemos por sobrevivência. Mas quero focalizar o egoísmo na bíblia (Gênesis), Abel e Kain: dois irmãos adestrados em adorar o senhor supremo e acabou em trajédia (Kain acabou matando Abel, por inveja). A inveja de Kain não passava de um egoísmo por ver seu irmão um grande caçador, a caçar as melhores presas para oferecer a Deus.

Mas qual será a mensagen da bíblia: "não matar"; "amar uns aos outros". Vamos seguir para o presente, citando o exemplo. No exêrcito entre os soldados e cabos existem os "caxias" (os militares que se vestem com a farda melhor passada que a dos outros militares, "puxam o saco" dos seus superiores, deduram os outros militares por seus maus compotamentos). Por egoísmo os caxias agem assim, subir de cargo passando em cima dos outros.

Agora voltando ao Gênesis, qual dos dois é egoísta? Kaim ao ver seu irmão usando suas capacidades de bom caçador, o matou por ciúmes? Ou Abel, o nosso "caxias" que matava os melhores animais para adorar a Deus? A pergunta seria melhor formulada: qual dos dois são mais egoístas?

Se a Biblia nos ensina respeitar toda forma de vida na terra, então Abel é pecador também, pois ele matava animais para oferecer a Deus. E por que segundo a Bíblia, Deus não castigou Abel, apenas Kaim? Seria esse Deus injusto com nossos protagonistas? E Adão que mesmo sendo expulso do paraíso ensinou seus dois filhos (Abel e Kain), matando animais para adorar o senhor supremo, assim Adão também deveria ser castigado?

Ou apenas a má formulação da Bíblia para seus fiéis simplesmente temer a Deus?

Não acho que se um ser infinito, Deus criador e Senhor do universo, precise de que nós o tememos. O que realmente devemos fazer é respeitá-lo e procuramos estar nele.Porque ele sempre estará em nós.

Assim lhes pergunto caros leitores. Será que devemos servir ao egoísmo ou ao Eu divino que está dentro de nós?

Donegar
Enviado por Donegar em 07/03/2007
Código do texto: T403852