O que te faz feliz?

Esta pergunta me intrigou agora no final do ano. Conversando com alguns amigos sobre esta questão resolvi fazer uma pesquisa entre as pessoas da minha rede social e descobri que está simples pergunta, na verdade, é muito complicada.

Selecionei alguns depoimentos para pensarmos um pouquinho a respeito do que nos faz felizes. Entre os depoimentos o de um homem maduro de 56 anos, casado e com filhos, para ele a felicidade é poder amar e ser amado, mas o questionei perguntando “... Entre amar e ser amado qual seria o mais forte?” Ele me respondeu: “amar”. A discussão se estendeu, mas o ponto que gostaria de chegar é que os relacionamentos se estreitam e às vezes esperar ser amado pode ser mais difícil do que você fazer sua parte e se não der certo, ok! Você poderá falar “eu fiz a minha parte, segue a vida.” É isso mesmo que te faz feliz?

Uma amiga comentou que a felicidade está em ser correspondida, resposta que foi de encontro ao pensamento do senhor acima que está mais voltado a amar do que ser amado, talvez pela sua já idade e maturidade, mas esta jovem precisa ser correspondida pra ser feliz... No amor, no trabalho ou em algum lugar. E se não for correspondido?

E porque não corresponder mais de uma vez? Esta foi à resposta de um amigo que tem duas esposas. Ele falou que felicidade foi quando a primeira esposa gostou da chegada da mais nova integrante da família, mas também se recorda de um fato engraçado “Meu amigo, felicidade também pode ser eu encher o tanque com 1 dólar, hahaha” pois havia dito que a gasolina no Brasil estava caríssima, nessa hora não sabia se ria ou se chorava, hahaha.

Para outro jovem com 23 anos, comenta em suas próprias palavras “... meus amigos me fazem feliz... ou será dinheiro? Acho que prefiro os amigos”. Muitos dos jovens estão escolhendo a amizade (amigos) colocando-os em primeiro lugar passando na frente da família, romances e lugares, mas e o dinheiro?

Faz-te feliz no momento e quando “secar” acabou a felicidade? Mas será que amar e ser amado não são igual dinheiro? Você julgaria alguém que prefere o dinheiro a um amor, ou será que o amor é só por causa do dinheiro?

Para alguns a felicidade é a certeza de algumas coisas, por exemplo, a fé em Deus, um lugar em especial e até de poder ser você mesmo (resposta bem curiosa de uma amiga chinesa).

E você?

O que te faz feliz?

Eu gostaria muito de saber...