É bom pensar !

LUCAS 2:8-11 MOSTRA QUE HAVIA PASTORES NOS CAMPOS, DE NOITE, QUANDO JESUS NASCEU. A OBRA DAILY LIFE IN THE TIME OF JESUS DECLARA: "OS REBANHOS...PASSAVAM O INVERNO EM ABRIGO; E SOMENTE DISSO JÁ SE PODE VER QUE A DATA TRADICIONAL PARA O NATAL, NO INVERNO, É IMPROVÁVEL QUANTO A SER A CERTA, VISTO QUE O EVANGELHO DIZ QUE OS PASTORES ESTAVAM NOS CAMPOS".__(NOVA IORQUE,1962),HENRI DANIEL-ROPS,P. 228.

A ENCICLOPÉDIA BARSA NOS INFORMA: "A DATA ATUAL [25 DE DEZEMBRO] FOI FIXADA...A FIM DE CRISTIANIZAR GRANDES FESTAS PAGÃS REALIZADAS NESTE DIA: A FESTA MITRAICA...QUE CELEBRAVA O NATALIS INVICTI SOLIS ( "NASCIMENTO DO VITORIOSO SOL") E VÁRIAS OUTRAS FESTIVIDADES DECORRENTES DO SOLSTÍCIO DO INVERNO, COMO A SATURNALIA EM ROMA E OS CULTOS SOLARES...A IDÉIA CENTRAL DAS MISSAS DE NATAL REVELAM CLARAMENTE ESTA ORIGEM: AS NOITES ERAM MAIS LONGAS E FRIAS, PELO QUE, EM TODOS ESTES RITOS, SE OFERECIAM SACRÍFIOS PROPICIATÓRIOS E SE SUPLICAVA PELO RETORNO DA LUZ. A LITURGIA NATALINA RETOMA ESTA IDÉIA".__(SÃO PAULO,1968), VOL.9,PP.437,438.

A NEW CATHOLIC ENCYCLOPEDIA RECONHECE O SEGUINTE: "A DATA DO NASCIMENTO DE CRISTO NÃO É CONHECIDA. OS EVANGELHOS NÃO INDICAM NEM O DIA NEM O MÊS...SEGUNDO A HIPÓTESE SUGERIDA POR H. USENER...E ACEITA PELA MAIORIA DOS PERITOS HOJE EM DIA, DESIGNOU-SE AO NASCIMENTO DE CRISTO A DATA DO SOLSTÍCIO DO INVERNO (25 DE DEZENMBRO NO CALENDÁRIO JULIANO, 6 DE JANEIRO NO EGÍPCIO), PORQUE, NESSE DIA, À MEDIDA QUE O SOL COMEÇAVA SEU RETORNO AOS CÉUS SETENTRIONAIS, OS DEVOTOS PAGÃOS DE MITRA CELEBRAVAM O DIES NATALIS SOLIS INVICTI ( ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DO SOL INVENCÍVEL). EM 25 DE DEZ. DE 274,AURELIANO MANDOU PROCLAMAR O DEUS-SOL COMO O PRINCIPAL PADROEIRO DO IMPÉIO E DEDICOU UM TEMPLO A ELE NO CAMPO DE MARTE. O NATAL SE ORIGINOU NUMA ÉPOCA EM QUE O CULTO DO SOL ERA PARTICULARMENTE FORTE EM ROMA."__(1967),VOL.III, P.656.

Raciocínios à base das Escrituras

seravat
Enviado por seravat em 24/12/2012
Reeditado em 26/12/2012
Código do texto: T4051897
Classificação de conteúdo: seguro